As secretarias municipais de educação de Parauapebas (PA), Ilhota (SC), Itapevi (SP) e Luziânia (GO) estão recebendo apoio para contribuir com as práticas pedagógicas inclusivas e acessíveis na Educação Infantil, por meio da literatura. A iniciativa é uma parceria entre o Itaú Social e a Mais Diferenças e conta com palestras, oficinas e práticas de mediação de leitura para professores e gestores escolares.
A proposta do projeto é estimular a inclusão de crianças com deficiência na rotina em creches e pré-escolas. Outro objetivo é democratizar a literatura para todos os públicos, pois a presença de livros acessíveis – com múltiplos recursos voltados para pessoas com deficiência, como narração em áudio, descrição e animação das imagens, e interpretação em Libras – são escassos no ambiente escolar, dificultando o acesso e a formação de leitores com deficiência.
ℹ️ Leia com uma criança disponibiliza livros acessíveis para escolas
Dados do Censo Escolar 2023 mostram que existem 273.164 crianças com deficiência matriculadas em creches e pré-escolas em turmas comuns e 9.683 estão em unidades exclusivas. Em 2022, o indicador era de 174.771 e 8.734 matrículas, respectivamente. A tendência de aumento do número desses alunos na educação formal se repete nos Ensinos Fundamental e Médio.
A inclusão de estudantes com deficiência em salas convencionais é uma possibilidade de promover a diversidade no ambiente escolar, e está prevista na meta quatro do PNE (Plano Nacional de Educação). A ampliação das vagas para esse público em turmas comuns é um desafio para as redes de ensino, que demanda mudanças na gestão, formação do docente, práticas pedagógicas e materiais didáticos.
Oficinas e Palestras
Nos quatro municípios, as oficinas tiveram como tema “mediação de leitura acessível e inclusiva” e foram bem recebidas pelos participantes, que manifestaram entusiasmo em utilizar os livros em múltiplos formatos.
Já o conteúdo das palestras foi adaptado conforme a realidade de cada território. Em Luziânia (GO), o foco foi “A importância do acesso à literatura para todas as crianças”, e ocorreu de forma virtual, assistida por 1.428 pessoas.
Em Parauapebas (PA), o encontro foi presencial para 1.234 profissionais da educação, e teve como tema “Literatura e recursos de acessibilidade: estratégias inovadoras e sustentáveis na educação de toda a comunidade escolar”.
ℹ️ Livro acessível é para todas as pessoas
A palestra em Itapevi (SP) também ocorreu presencialmente, sob o mote “Literatura como direito para todas as crianças: mediação de leitura acessível e inclusiva”, e contou com 1.425 ouvintes.
ℹ️ Livro em braile é fundamental para a alfabetização
Por fim, no município de Ilhota (SC), o tema da apresentação foi “A importância do brincar e da literatura acessíveis e inclusivas na Educação Infantil”. Estiveram presentes nessa atividade 70 profissionais de ensino.
Mediação de leitura
Os quatro municípios se preparam agora para realizar atividades de mediação de leitura inclusiva com os estudantes. O objetivo é apresentar exemplos sobre como desenvolver essa prática em sala de aula para crianças na primeira infância.
Planejamento e monitoramento
Além dos percursos formativos com os profissionais de ensino das cidades, o Itaú Social e a Mais Diferenças apoiam a elaboração de um planejamento para ampliar as práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas, com ênfase na Educação Infantil. As iniciativas são avaliadas a partir de encontros com a gestão escolar e devem ser incorporadas em creches e pré-escolas ao longo de 2024.
As atividades formativas são acompanhadas periodicamente nas unidades educacionais durante sua implementação. A proposta é auxiliar e monitorar a execução das ações desenvolvidas com os profissionais de educação nas palestras e oficinas.
Solicitação de livros acessíveis
O Itaú Social disponibiliza 25 livros audiovisuais com recursos de acessibilidade para crianças com deficiência. Os conteúdos foram produzidos em parceria com a Mais Diferenças. O catálogo apresenta obras distribuídas ao longo dos 14 anos do “Leia com uma criança”. Os títulos oferecem diferentes recursos de acessibilidade, como locução, libras e audiodescrição detalhada e poética. Os responsáveis por crianças com deficiência e organizações sociais que trabalham com literatura poderão acessar os livros acessíveis após realizar o cadastro no site.