O Itaú Social em parceria com a Mais Diferenças disponibilizaram 20 livros infantis com recursos de acessibilidade para crianças e adultos com deficiência. O catálogo reúne as obras distribuídas ao longo dos 11 anos do Leia Para uma Criança, incluindo as da campanha de 2021, o “Enquanto o almoço não fica pronto” (Editora Zit) e “Os olhos do jaguar” (Editora Jujuba).
Os títulos oferecem diferentes recursos de acessibilidade como locução, libras, libras expandidas, audiodescrição detalhada e audiodescrição poética. Os responsáveis por crianças com deficiência e organizações que desenvolvam ações relacionadas ao livro e à leitura poderão acessar os livros após realizar o cadastro no site.
Leia para uma Criança: 10 anos de histórias
“O livro acessível traz múltiplos recursos para que a criança com qualquer tipo de deficiência possa compartilhar a literatura da forma mais completa possível. A literatura faz parte da formação do indivíduo e é muito importante para seu desenvolvimento integral”, explica a coordenadora de Engajamento e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.
Livros infantis com recursos de acessibilidade facilitam a prática da mediação de leitura, pois permitem que a criança tenha maior interação com a história contada pelo adulto. Esse envolvimento também possibilita que o mediador se conecte com as culturas infantis, interagindo com a história junto da criança.
Confira o catálogo dos livros adaptados:
- Enquanto o almoço não fica pronto
- Os olhos do jaguar
- A visita
- Com que roupa irei para a festa do rei
- Leo e a baleia
- O tupi que você fala
- Quero colo!
- Pedro vira porco-espinho
- Em vida de qualquer serra
- Selou & Maya: Maya & Selou
- Poeminhas da terra
- Dorme, menino, dorme
- Tatu-balão
- Gato pra cá, rato pra lá
- Lino
- Poesia na varanda
- O ratinho, do morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado
- Chapeuzinho amarelo
- Adivinha quanto eu te amo
- A festa no céu: um conto do nosso folclore
Léia
O programa Leia para uma Criança também ganhou um comando de voz, a Léia. A inteligência artificial lê os livros da Estante Digital, além de interagir com a criança e o adulto sugerindo histórias para a leitura e realizações de atividades lúdicas com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a família.
As primeiras histórias contadas por Léia são “Super Protetores”, de Jessé Andarilho; “Sovaco da Cobra”, de Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira; e “A Flor que Chegou Primeiro”, de Mayara de Aleluia Pereira.
A Léia é um serviço gratuito, disponível para smartphones iOS e Android que têm comando de voz, além dos dispositivos Alexa e Google Assistente. Para ter acesso ao recurso, basta dizer “Ok Google, falar com Leia para uma Criança” ou “Alexa, abrir Leia para uma Criança.”
O programa
Iniciado em 2010, o Leia para uma Criança distribuiu mais de 61 milhões de livros físicos gratuitamente, permitindo que fosse o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura. Seu objetivo é incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância.