Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Inscrições para Seminário Melhoria da Educação estão abertas

Evento virtual reunirá especialistas de instituições reconhecidas da área de educação para discutir sobre a recuperação da aprendizagem dos estudantes com a volta das aulas presenciais, tendo como foco a equidade


Estão abertas as inscrições para o Seminário Melhoria da Educação, que ocorrerá no dia 16 de março, quarta-feira, às 16 horas, e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do Itaú Social. O evento discutirá as estratégias para recuperar a aprendizagem e garantir a equidade, considerando todos os desafios da pandemia de Covid-19.

Participarão do encontro o ex-presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Chico Soares; a diretora da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez; e a secretária de educação de Santa Bárbara D’Oeste (SP), Tânia Mara da Silva.

“É urgente garantir a aprendizagem adequada para todos os estudantes. O cenário imposto pela pandemia aprofundou ainda mais as desigualdades, mesmo quando houve ensino remoto adequado. Para impedir o crescimento deste abismo, precisamos de um olhar sistêmico para o problema – chega de balas de prata na educação”, considera a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, que mediará o debate.

Um dos focos do encontro será a discussão de ações para combater as desigualdades na educação. Para o professor-emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Chico Soares, o assunto é relevante. “Se você quer entender como a educação funciona, precisa levar em conta duas dimensões: o nível de aprendizado e a desigualdade. Não é possível construir uma sociedade boa para todos sem qualidade e com desigualdade”, afirma.

Outro tema do seminário será o apontamento de possíveis caminhos e soluções para a gestão da educação municipal no contexto pandêmico, buscando a recuperação das aprendizagens de forma equitativa. Para este assunto, serão abordadas avaliação diagnóstica, flexibilização curricular, reorganização das atividades pedagógicas e acompanhamento das aprendizagens.

O evento conta com apoio da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e tem como público-alvo: dirigentes, gestores, assessores de secretarias municipais de educação e iniciativas de colaboração intermunicipal. 

Melhoria da Educação
A iniciativa faz parte do programa Melhoria da Educação, que busca o fortalecimento das secretarias municipais de educação, para garantir qualidade e equidade no acesso, permanência e aprendizado das crianças, adolescentes e jovens. Recentemente, o programa fechou a parceria com 83 municípios e acompanhará a implementação de tecnologias educacionais até 2024.

O programa disponibiliza uma biblioteca de soluções educacionais, divididas nas categorias “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Todas elas estão disponíveis no site  que também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento para gestores avaliarem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Cursos
Para apoiar os dirigentes municipais e equipes técnicas de educação, o Itaú Social, por meio do Polo, lançará no dia do evento o percurso formativo Recuperação de Aprendizagens. Serão seis cursos interligados: busca ativa escolar; acolhimento e clima escolar; flexibilização curricular; avaliação diagnóstica; reorganização das atividades pedagógicas; e acompanhamento de aprendizagens.

Serviço
Seminário Melhoria da Educação
Data: 16/03/2022 (quarta-feira)
Horário: 16 horas
Inscrição: cadastro no link
Local: Canal do YouTube do Itaú Social
Gratuito