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Polo de desenvolvimento educacional

Conheça os 14 projetos selecionados pelo Edital de Pesquisa sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental

Pesquisas aplicadas apontarão recomendações para a superação dos desafios entre o 6º e 9º anos escolares

 

O objetivo do edital de pesquisa “Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública” é fomentar, apoiar e disseminar pesquisas aplicadas que apontem recomendações para a construção de soluções e superação dos desafios no período escolar do 6º ao 9º ano, promovendo a interação entre a academia e a realidade escolar. 

Realizado pelo Itaú Social e a Fundação Carlos Chagas, o edital convidou pesquisadores, escolas públicas, redes de ensino e organizações da sociedade civil a investigarem este ciclo, selecionando 14 projetos de todas as as regiões do país. Foram recebidas mais de 492 inscrições.  

As pesquisas já foram iniciadas, e também ocorreu um encontro com os representantes  em São Paulo. O edital destinará R$ 3,68 milhões para o financiamento de pesquisas, com duração de até dois anos.

Conheça os 14 projetos selecionados, divididos em três modalidades: 

 

MODALIDADE 1 – ELABORAÇÃO DE DIAGNÓSTICO E PRODUÇÃO DE AGENDA DE RECOMENDAÇÕES

Projeto: Sucesso escolar: em busca de estratégias para o fortalecimento de crenças de eficácia (SP)

Instituição: TSC – Centro de Estudos e Pesquisas

Objetivo: Diagnosticar os níveis de eficácia percebida por estudantes; demonstrar as fontes da variação entre alunos e escolas, e apontar recomendações que propiciem o fortalecimento das crenças de autoeficácia acadêmica para que sejam testadas de forma causal.

 

Projeto: Novos significados para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental no contexto da socioeducação: linguagens para a autonomia e a cidadania (RS)

Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Objetivo: Promover o protagonismo juvenil por meio das linguagens que permeiam práticas pedagógicas em diferentes áreas de conhecimento.

 

Projeto: Sexto ano, transições e participação: diagnóstico e intervenção no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, Pojuca, Bahia (BA)

Instituição: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB

Objetivo: Realizar pesquisa e intervenção sobre os impasses vivenciados na passagem dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental, considerando questões relativas aos processos de ensino-aprendizagem, à gestão escolar, à relação escola-comunidade-cidade e às mudanças advindas da adolescência.

 

Projeto: Expressão, simbolização e resolução de problemas: tratar a evasão e a desigualdade no pedagógico (RS)

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS

Objetivo: Rediagnosticar as efetivas condições de alunos de uma escola de periferia urbana para a aprendizagem de Língua Portuguesa e Inglesa, tendo em vista os objetivos de aprendizagem prescritos para esse nível de escolarização. A partir do diagnóstico, construir um plano de estudos e materiais didáticos voltados às necessidades dos estudantes.

 

Projeto: Escrever para aprender: diagnose e dispositivo pedagógico para os Anos Finais do Ensino Fundamental (CE)

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Objetivo: Planejar, construir e implementar dispositivo pedagógico de ensino da escrita e avaliar seu efeito na qualidade dos textos e na aprendizagem.

 

MODALIDADE 2 – SISTEMATIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETO OU PROGRAMA EDUCACIONAL JÁ IMPLEMENTADO OU EM IMPLEMENTAÇÃO

Projeto: Laboratórios Socionaturais Vivos como instrumento de melhoria pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental (RR)

Instituição: Universidade Federal de Roraima – UFRR

Objetivo: Identificar, avaliar e sistematizar as experiências de pesquisa desenvolvidas em comunidades indígenas em Roraima, desde 2010, por professores indígenas em parceria com professores formadores da UFRR.

 

Projeto: Saberes em diálogo: docência, pesquisa e práticas pedagógicas (RS)

Instituição: Secretaria de Educação de Canoas

Objetivo: Promover e sistematizar proposta de formação continuada dos professores da rede municipal de Canoas, possibilitando protagonismo destes na qualificação da prática pedagógica no processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

MODALIDADE 3 – ORIENTAÇÃO DE IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETO OU PROGRAMA EDUCACIONAL QUE SEJA REALIZADO ORIGINALMENTE POR ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, COLETIVO, ESCOLA, REDE DE ENSINO OU INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR COMO PROJETO DE EXTENSÃO

Projeto: Letramento Multimídia Estatístico LeME: uma interação entre a pesquisa acadêmica e a realidade escolar dos Anos Finais do Ensino Fundamental (RS)

Instituição: Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Objetivo: Sistematizar e avaliar a implementação do Programa de Letramento Multimídia Estatístico – LeME nas escolas da rede pública municipal de Rio Grande (RS).

 

Projeto: A Convivência como Valor nas Escolas Públicas: implantação de um Sistema de Apoio entre Iguais (SP)

Instituição: Universidade Estadual Paulista – Unesp
Objetivo: Implantar um Sistema de Apoio entre Iguais em escolas públicas do Estado de São Paulo, voltado à formação de professores, equipes gestoras e alunos.

 

Projeto: Laboratório de Práticas Audiovisuais LAPA (MG)

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Objetivo: Investigar o uso do cinema e das práticas audiovisuais na escola pública urbana e indígena, por meio da criação de Laboratório de Práticas Audiovisuais LAPA, constituído por um coletivo formado por professores e estudantes.

 

Projeto: Nós Propomos!? Goiás: construção do pensamento geográfico e atuação cidadã dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (GO)

Instituição: Universidade Federal de Goiás – UFG

Objetivo: Atuar no processo de formação do conhecimento geográfico dos alunos em práticas espaciais cidadãs, a partir da associação de projetos de intervenção da metodologia do “Nós Propomos!” Goiás e de fascículos didáticos da Rede de Ensino e Pesquisa Educação e Cidade – REPEC.

 

Projeto: A cidade como espaço de aprendizagem: práticas pedagógicas inovadoras para a promoção da cidadania e do desenvolvimento social sustentável (RS)

Instituição: Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos

Objetivo: Propor elementos para desenvolvimento de políticas públicas e formação docente que promovam a cidadania voltada ao desenvolvimento social sustentável.

 

Projeto: Desengaveta meu texto: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II (PB)

Instituição: Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Objetivo: Incentivar práticas efetivas de leitura e escrita na rede pública de Queimadas (PB), assim como a formação de professores de Língua Portuguesa.

 

Projeto: Raciocínio Computacional em prática: desenvolvendo criatividade, criticidade e logicidade nos Anos Finais do Ensino Fundamental (BA)

Instituição: Universidade Federal da Bahia – UFBA

Objetivo: Adequar, experimentar, propor e avaliar materiais e práticas pedagógicas e de formação de professores para estimular o raciocínio computacional em prol do desenvolvimento de competências interdisciplinares.