Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Estante Digital do Leia para uma Criança ganha novos títulos

“Da janela de Minas” e “O apanhador de acalantos” foram textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa


O programa Leia para uma Criança, iniciativa do Itaú Social e Itaú Unibanco, que completou dez anos em 2020, selecionou dois textos vencedores da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em  2019, e adaptou em formato de livros digitais, para que sejam lidos em qualquer momento e lugar por meio do celular.

A crônica “O apanhador de acalantos” foi escrita pela estudante de Catalão (GO) Beatriz Pereira Rodrigues aos 13 anos, com a orientação da professora Vânia Rodrigues Ribeiro. A história narra o passeio de uma menina na feira da cidade. Ela encontra um senhor que desperta sua curiosidade e a faz refletir sobre o tempo, lembranças, afeto e solidão. A obra virtual conta com as ilustrações de Gabriela Martins Peixoto.

Já “Da janela de Minas”, foi escrito pela estudante Nicole Rodrigues Florentino aos 12 anos, sob orientação da professora Terezinha Lima da Silva. É um poema que retrata o cotidiano de uma criança, que, através da sua janela, acompanha as belezas e desigualdades da cidade de Belo Horizonte, capital mineira. As ilustrações do livro digital são de Fe Sponchi.

Os títulos se juntam aos vencedores da 5ª edição da Olimpíada, “Sovaco de Cobra” e “A flor que chegou primeiro”, que foram os primeiros textos produzidos por estudantes a ganhar adaptação para a estante virtual. A coleção conta ainda com mais 14 obras de escritores como Adriana Falcão, Conceição Evaristo, Luis Fernando Veríssimo e Zeca Baleiro.

As obras estão disponíveis também no formato PDF e podem ser solicitadas no WhatsApp (pelo número 11 98151-1078). O programa já distribuiu mais de 7,8 milhões de exemplares pelo aplicativo de mensagens. Importante destacar, porém, que não é recomendada a exposição de telas para crianças abaixo dos dois anos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Olimpíada de Língua Portuguesa
A Olimpíada de Língua Portuguesa é promovida pelo Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A partir da metodologia do programa Escrevendo o Futuro, os professores realizam oficinas de produção de texto com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.