Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Encontro virtual aborda o trabalho intersetorial da busca ativa escolar

Evento na próxima segunda-feira (13) é aberto para técnicos e gestores de secretarias de educação, saúde, assistência social e outros setores que colaboram para combater a evasão de estudantes


Um dos desafios das Secretarias de Educação no Brasil após a volta das aulas presenciais é recuperar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou que estão em risco de evasão escolar. O tema será discutido no “Fórum Intersetorial da Busca Ativa Escolar”, com transmissão gratuita e ao vivo pelo YouTube do Itaú Social, na segunda-feira, 13 de junho, às 10 horas.

O evento é voltado para técnicos e gestores de secretarias de educação, saúde, assistência social e outros setores que podem se unir para a implementação da estratégia. A proposta é refletir sobre a importância do trabalho intersetorial, além de ouvir experiências de municípios que adotaram a metodologia de Busca Ativa Escolar, desenvolvida pelo UNICEF e Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). 

Confira municípios que implementaram a metodologia da Busca Ativa Escolar

De acordo com pesquisa realizada pela Undime em abril de 2022, 78% das secretarias de educação estão adotando algum tipo de medida para realizar a Busca Ativa Escolar. Um dos municípios que adotaram a estratégia foi Itapevi (SP), que estipulou como meta reduzir em 50% o número de crianças que abandonam a escola em um ano e reduzir em 100% o número de crianças que o fazem em dois anos. O trabalho intersetorial se destacou, com a implementação de um Comitê Gestor, que envolveu, além da Educação, as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Esporte, Segurança e Conselho Tutelar.

Serviço
Encontro Intersetorial da Busca Ativa Escolar

Quando: 13 de junho, segunda-feira
Transmissão: canal do YouTube do Itaú Social
Acesso: Gratuito

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.