Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia Nacional do Voluntariado: confira as ações programadas na plataforma Mobiliza

Organizadas pelos Comitês Itaú em diversos estados, iniciativas podem ser apoiados por todos os interessados em praticar voluntariado


No Dia Nacional do Voluntariado (28/08), o Itaú Social destaca a programação de ações solidárias da plataforma Mobiliza, que oferece oportunidades de atuação em todas as regiões do Brasil. A proposta é disponibilizar mais possibilidades de acessar informações sobre voluntariado, incentivando que um maior número de pessoas possam acompanhar e se engajar.

Sete a dez brasileiros (71%)  alegam ter dificuldade em atuar como voluntário, conforme pesquisa Voluntariado na Educação, realizada pelo Datafolha, com apoio do Itaú Social. As principais razões apontadas pela parcela que nunca fez qualquer atividade neste sentido são a falta de oportunidade (35%) e de tempo (32%).

Site Mobiliza oferece oportunidade de voluntariado

As iniciativas compartilhadas na plataforma Mobiliza são realizadas por comitês formados por colaboradores e aposentados do Itaú Unibanco. Em parcerias com organizações sociais, os grupos organizam ações solidárias abertas para todos que têm interesse na prática.

Confira algumas programadas:

Os moradores do Rio de Janeiro (RJ) têm a oportunidade de participar da “Campanha de arrecadação de móveis e utensílios”. A ação vai até o dia 31 de agosto e tem o objetivo angariar diversos itens para serem doados aos imigrantes venezuelanos que vieram morar no município. 

Em São Paulo (SP), será realizada a ação “Ler e contar História” para crianças de duas escolas públicas: uma EMEI (Educação Municipal do Ensino Infantil) – marcada para o dia 29 de agosto – e um CEI (Centro de Educação Infantil) – 31 de agosto.

Já na cidade de Uberlândia (MG) ocorre o “Dia da Família”, em uma escola pública do território. Serão oferecidas atividades recreativas com brincadeiras, roda de leitura e pintura facial para as crianças e famílias no entorno do colégio. A ação será no dia 3 de setembro.

As crianças de um centro de acolhimento da cidade de Maceió (AL) terão a oportunidade de participar do “Cinema Solidário” no dia 10 de setembro. 

No dia 24 de setembro está prevista a “Mega Ação Social” no município de Belo Horizonte (MG). A ação pretende reunir os integrantes do Comitê Mobiliza e moradores voluntários para um mutirão de melhoria do espaço público de uma instituição parceira, além de promover atividades recreativas.

Essas e outras ações são abertas para pessoas que queiram praticar voluntariado. Para participar das iniciativas basta se inscrever na Plataforma Mobiliza e receber as orientações sobre a atividade. 

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.