Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Dia Mundial da Educação: Busca ativa e acolhimento da comunidade escolar

Gestores e profissionais da educação elaboram estratégias para buscar e acolher crianças e adolescentes neste retorno às salas de aula. Confira os cursos que apoiam nestes desafios


Celebrado neste 28 de abril, o Dia Mundial da Educação traz reflexões sobre as políticas públicas e estratégias para tornar a educação mais acessível e com mais qualidade a todas . Após a pandemia de Covid-19, a rotina e o emocional de estudantes e profissionais de educação foram afetados, demandando novas estratégias tanto para diminuir o risco de abandono e evasão  como para acolher a comunidade escolar. 

De acordo com a pesquisa do Datafolha, em parceria com o Itaú Social, divulgada em junho de 2021, 40% dos estudantes correm o risco de evasão escolar. O desafio é ainda maior para crianças negras e pobres. Enquanto 43% dos estudantes negros estão no grupo de risco de evasão escolar, esse número cai para 35% entre os brancos.  Já para as famílias que vivem com apenas um salário mínimo, o índice sobe para 48%, em contraste com os 31% daquelas com renda entre dois e cinco salários mínimos. 

Sabendo deste cenário, 78% das secretarias de educação estão adotando medidas para realizar a Busca Ativa Escolar (estratégia de gestão que busca solucionar os riscos da evasão e abandono escolar), segundo pesquisa realizada pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) com apoio do Itaú Social e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). As gestões municipais buscam identificar, cadastrar e acompanhar cada caso.

Entre os exemplos desse trabalho de combate ao abandono e evasão escolar está o projeto Mente Saudável Feminina, realizado por três organizações da sociedade civil da cidade de Serra (ES). A ação promoveu um espaço em que alunas se sentissem à vontade para falar sobre suas dificuldades e, assim, identificar as possíveis causas do abandono escolar.

No início do projeto, boa parte das meninas respondeu “sim” quando questionada se desejava desistir da escola. “Voltamos a perguntar agora, e todas disseram que não. Devido às circunstâncias, pode ser que algumas sejam reprovadas este ano. Mas para nós já é uma conquista saber que não desistirão”, conta a assistente social Carolina Lima.

Acolhimento Escolar
Para a coordenadora de Implementação Regional do Itaú Social, Claudia Petri, o acolhimento da comunidade escolar é a base para prevenir episódios de violência e ansiedade entre estudantes, que precisam se sentir confiantes para enfrentar os desafios que vêm pela frente. 

“São várias as maneiras de desenvolver ou aprimorar o acolhimento da comunidade escolar, que precisa ser um compromisso coletivo da escola e das redes municipais. Abertura e incentivo ao diálogo, a partir de uma escuta ativa, que realmente compreenda as necessidades de cada estudante, são fundamentais”, explica Claudia. 

Entre os estudantes que correm risco de abandonar a escola, a pesquisa Datafolha apontou que 15% não se sentiram acolhidos no retorno às aulas presenciais. 

Claudia ainda conta que os recursos tecnológicos, como os utilizados durante o período de salas fechadas, podem e devem continuar sendo empregados para aproximar as escolas dos alunos e suas famílias. “Promover atividades culturais também é uma alternativa para que crianças e jovens possam, por meio da arte, traduzir seus sentimentos e compartilhar suas vivências”, completa.

Cursos
Para apoiar os profissionais de educação no retorno das aulas presenciais, o Itaú Social, por meio do Polo, oferece o curso “Busca Ativa Escolar: garantia integral de direitos de crianças e adolescentes”, com orientações para as redes municipais identificarem situações que levam ao risco da evasão escolar.

Outra formação é o “Acolhimento e clima escolar”, que apoia a gestão pública no planejamento para o acolhimento da comunidade escolar diante da crise vivida durante a pandemia; e a necessidade permanente de zelo pelo clima escolar como um dos fatores centrais para a aprendizagem de estudantes e educadores.

Serviço
Busca Ativa Escolar: garantia integral de direitos de crianças e adolescentes
Carga horária: duas horas
Parceira técnica: UNICEF e Undime
Gratuito

Acolhimento e clima escolar
Carga horária: quatro horas
Parceira técnica: Comunidade Educativa Cedac
Gratuito