Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Dia do Leitor: Itaú Social destaca formações que incentivam a leitura de crianças e jovens

Polo oferece cursos de mediação para inserir crianças, adolescentes e jovens no universo da literatura


A leitura exerce um papel fundamental no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. É por isso que, neste Dia do Leitor, celebrado no dia 7 de janeiro, o Itaú Social destaca os cursos “Leitura para bebês”, “Infância e leituras” e “Mediação de leitura para juventudes”, do Polo, como instrumentos para apoiar na mediação de leitura e incentivar essa prática.

“O uso da literatura como bem cultural é o alicerce para a aquisição da linguagem, para o domínio da língua e para a construção de conhecimento. Além disso, ao apresentar as histórias e personagens às crianças e adolescentes, a literatura exerce um papel fundamental na construção de identidade”, explica a coordenadora de Engajamento e Leitura, Dianne Melo.

A formação de mediadores de leitura tem sido uma das estratégias priorizadas no programa Leia para uma Criança para promover o hábito da leitura e o apreço pela literatura desde a primeira infância. Conheça três cursos do Polo, ambiente de formação do Itaú Social, que oferece distintos cortes formativos para o campo da leitura:

  • Leitura para bebês: desenvolvido em parceria com a Nova Escola, o curso tem duração de dez horas e visa incluir os recém-nascidos no universo literário a partir da mediação de leitura. A formação oferece práticas que estimulam as interações de bebês e crianças com os livros, além de planejar e conduzir situações de leitura em voz alta;
  • Infâncias e leituras: a formação foi realizada em conjunto com o Laboratório Emília de Formação. Tem carga horária de 20 horas e incentiva as práticas de leituras do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância;
  • Mediação de leitura para juventude – seu conteúdo aborda o protagonismo e pensamento crítico, ações para literatura, plataformas de leitura, biblioteca para jovens, cidadania e construção de identidades por meio da literatura e a mediação de leitura. A formação tem duração de dez horas e tem a parceria do Laboratório Emília de Formação.

Aspectos positivos da leitura
Um estudo do Itaú Social mostrou que a prática da leitura contribui com o processo de aprendizagem, de letramento e do desenvolvimento vinculado às habilidades de leitura e escrita. Além dos efeitos positivos práticos, o relatório também aponta que a leitura estimula a curiosidade, a imaginação e a criatividade do leitor.

Seguindo por essa direção se encontra a mediação de leitura, uma prática que coloca a criança como sujeito participante da narração, no qual ela interage com o mediador e contribui com o desenvolvimento da história. Graças a essa característica, a mediação de leitura proporciona o fortalecimento de vínculo entre crianças e adultos (mães, pais, tias, tios, avós, educadoras etc.). 

Já para o adulto ao realizar a leitura para e com uma criança, ele tem a oportunidade de se conectar com as culturas infantis, permitindo que se aproxime e interaja com a história junto da criança. 

Lugar de Livros
Fruto de uma parceria entre Itaú Social e TV Cultura, o programa “Lugar de Livros” mostra experiências reais de leitores mirins e a importância da leitura em suas vidas. Graças ao seu conteúdo e sua abordagem, a série foi indicada como finalista do Prêmio Jabuti, um dos mais tradicionais reconhecimentos literários do Brasil. Lançado em dezembro de 2020, conta com 60 episódios, de cinco minutos de duração cada, e está disponível no canal do YouTube do Itaú Social.