Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Programa Lugar de Livros é finalista do Prêmio Jabuti

Fruto de uma parceria entre Itaú Social e TV Cultura, série de 60 episódios tem como objetivo sensibilizar famílias para a importância da leitura na primeira infância


O programa Lugar de Livros é finalista do Prêmio Jabuti, um dos mais tradicionais reconhecimentos literários do Brasil. Fruto de uma parceria entre Itaú Social e TV Cultura, a série tem como objetivo sensibilizar famílias para a importância da leitura na primeira infância e foi selecionada na categoria Fomento à Leitura, do eixo Inovação. Os finalistas foram divulgados nesta terça, 09 de novembro, pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), responsável pela premiação.

A série foi lançada em dezembro de 2020, exibida durante a programação da TV Cultura e está disponível na íntegra no canal do YouTube do Itaú Social. São 60 episódios de cinco minutos cada, compostos por três quadros:

  • Saberes da Família: apresenta a importância da leitura desde cedo, mediada por um adulto, por meio das histórias de famílias leitoras;
  • Territórios da Leitura: mostra diferentes iniciativas em todo o Brasil que incentivam a leitura;
  • Mediações: dá dicas de livros para o público infantil, em especial de zero a seis anos, com um escritor ou mediador lendo um trecho de uma obra e convidando o adulto para ler para e com uma criança.

Transmitido em rede nacional, os episódios mostram a importância da leitura de forma simples e humanizada, por meio de experiências reais. O projeto busca contribuir para a formação de novos leitores e fortalecer o olhar de toda a sociedade para a relevância do trabalho já realizado por projetos sociais e bibliotecas.

“O reconhecimento de estar entre os finalistas do Prêmio Jabuti é muito especial. O Lugar de Livros é um programa para toda a família, que teve a participação de especialistas e organizações da sociedade civil que atuam na promoção da literatura infantil no Brasil”, diz a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.

Além do Lugar de Livros, também são finalistas os projetos Desengaveta Meu Texto, de Patrícia de Araújo, pesquisadora contemplada no Edital Anos Finais do Ensino Fundamental, realizado pelo Itaú Social; e Vaga Lume: 20 anos promovendo a leitura na Amazônia Legal, da organização social Vaga Lume, uma das parceiras do Itaú Social no programa Leia para uma Criança.

Em 16 de novembro, a CBL vai divulgar os cinco finalistas e no dia 25 do mesmo mês, ocorrerá a cerimônia virtual que divulgará os vencedores do Prêmio Jabuti. 

Leia para uma Criança
O Lugar de Livros é um desdobramento do programa Leia para uma Criança, desenvolvido pelo Itaú Social no campo da leitura. O programa está em seu 11º ano e, em comemoração à trajetória, ganhou um livro próprio, que compartilha as histórias acumuladas ao longo desse período. Em 2019, a iniciativa foi vencedora do Prêmio Jabuti, também na categoria Fomento à Leitura. 

O Itaú Social entende o tema da leitura a partir dos diferentes tipos de letramento. Assim, atua em diferentes frentes para apoiar gestores públicos, escolas, organizações da sociedade civil e bibliotecas comunitárias na garantia do acesso a esse direito básico à população.