Games educacionais, relação da escola com o meio ambiente, acesso do estudante indígena ao ensino superior, cultura de rua e os desafios da educação para adulto e para alunos do campo são as pautas dos projetos de reportagens selecionados pela 4ª edição do Edital Jornalismo de Educação, iniciativa do Itaú Social e da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação).
As reportagens serão produzidas por nove jornalistas e publicadas em veículos de diferentes estados. Para realização das pautas, os profissionais receberão uma bolsa de R$ 8 mil, além de apoio de uma comissão técnica no processo de apuração. Este suporte inclui diálogos sobre fontes de dados, possíveis entrevistas, entre outros. Os repórteres e os veículos terão autonomia na construção das matérias.
Conheça os selecionados da terceira edição do Jeduca
Para a jornalista e integrante do comitê de seleção, Denise Chiarato, o conjunto das pautas vencedoras representa uma “grata surpresa”. “As pautas são diversificadas e foram apresentadas por jornalistas de várias regiões, que se propõem a mostrar realidades muitas vezes desconhecidas para o restante do país”, comenta.
Além de Denise, o comitê é composto pelos profissionais de comunicação Marta Avancini, Ricardo Falzetta e Rodrigo Ratier. Eles avaliaram 56 pautas apresentadas por 68 jornalistas de 17 estados.
Confira as reportagens selecionadas:
Pauta: Cultura de rua e educação na Baixada Fluminense
Jornalista: Fábio Leon
Município: Nova Iguaçu (RJ)
Veículo: Rio On Watch
Pauta: Desafios da EJA [Ensino Jovem e Adulto)
Jornalistas: Marina Lopes e Ana Luísa D’Maschio
Município: São Paulo (SP)
Veículo: Porvir
Pauta: Educação e meio ambiente em Maceió
Jornalistas: Jean Albuquerque e Géssika Costa
Município: Maceió (AL)
Veículo: Olhos Jornalismo
Pauta: Educação no campo em Santarém
Jornalistas: Daniela Pantoja e Liege Costa
Município: Santarém (PA)
Veículo: Rede de Notícias da Amazônia
Pautas: Games educacionais e a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais )
Jornalista: Renata Aquino
Município: Fortaleza (CE)
Veículo: Showmetech
Pauta: Indígenas e ensino superior no Mato Grosso do Sul
Jornalista: Carla Gavilan
Município: Campo Grande (MS)
Veículo: Primeira Página – Grupo TV Morena
Edital
Em 2022, o Edital Jornalismo de Educação contará com duas edições anuais, sendo no primeiro semestre a seleção na categoria “Jornalista”, e no segundo semestre com a escolha de projetos na categoria “Estudante”. A proposta desta divisão é que o cronograma acompanhe o calendário escolar e que mais pautas de educação feitas com os recursos do edital sejam publicadas ao longo do ano.