Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Edital de pesquisa sobre os anos finais do ensino fundamental recebe 492 inscrições

Em março serão divulgadas as 14 pesquisas selecionadas, com foco no período escolar do 6º ao 9º ano

O Itaú Social e a Fundação Carlos Chagas (FCC) receberam 492 inscrições, de 25 estados brasileiros, para o edital de pesquisa “Os anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola”. Serão selecionados 14 projetos de pesquisas aplicadas ao período escolar do 6º ao 9º ano, que receberão ao todo R$ 3,8 milhões para execução.

“Acreditamos na força da articulação entre teoria e prática, que se manifestou na resposta que tivemos ao edital: escolas e redes públicas, organizações sociais e pesquisadores se uniram para apresentar propostas em conjunto”, conta Patricia Mota Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social. “A diversidade e abrangência desse universo reforçam a importância de uma mobilização ampla nos esforços de investimento nessa etapa do ensino”, complementa.

Para Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, “o Edital Anos Finais surpreendeu o Comitê Executivo. Os números indicam um importante interesse na pesquisa em educação básica, com foco em resultados práticos, em todas as regiões do país. E nos oferece uma oportunidade de conhecer quais são as principais questões na agenda de pesquisadores, das Secretarias de Educação e escolas participantes do Edital”.

A seleção dos projetos será realizada por meio de avaliações independentes, com etapas de análise técnica pela Comissão de Avaliadores, análise de mérito pela Comissão de Avaliadores e análise de mérito pelo Comitê Executivo. A lista dos selecionados será divulgada no mês de março.