Em março serão divulgadas as 14 pesquisas selecionadas, com foco no período escolar do 6º ao 9º ano
O Itaú Social e a Fundação Carlos Chagas (FCC) receberam 492 inscrições, de 25 estados brasileiros, para o edital de pesquisa “Os anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola”. Serão selecionados 14 projetos de pesquisas aplicadas ao período escolar do 6º ao 9º ano, que receberão ao todo R$ 3,8 milhões para execução.
“Acreditamos na força da articulação entre teoria e prática, que se manifestou na resposta que tivemos ao edital: escolas e redes públicas, organizações sociais e pesquisadores se uniram para apresentar propostas em conjunto”, conta Patricia Mota Guedes, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento do Itaú Social. “A diversidade e abrangência desse universo reforçam a importância de uma mobilização ampla nos esforços de investimento nessa etapa do ensino”, complementa.
Para Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da FCC, “o Edital Anos Finais surpreendeu o Comitê Executivo. Os números indicam um importante interesse na pesquisa em educação básica, com foco em resultados práticos, em todas as regiões do país. E nos oferece uma oportunidade de conhecer quais são as principais questões na agenda de pesquisadores, das Secretarias de Educação e escolas participantes do Edital”.
A seleção dos projetos será realizada por meio de avaliações independentes, com etapas de análise técnica pela Comissão de Avaliadores, análise de mérito pela Comissão de Avaliadores e análise de mérito pelo Comitê Executivo. A lista dos selecionados será divulgada no mês de março.