Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Encontro reúne pesquisadores do edital Anos Finais do Ensino Fundamental

Especialistas, gestores e professores de escolas públicas apresentaram projetos que investigam soluções para os desafios do período do 6º ao 9º ano escolares

 

Entre os dias 17 e 19 de junho, o Itaú Social e a Fundação Carlos Chagas receberam em São Paulo pesquisadores de diversas regiões do país, responsáveis pelos 14 projetos selecionados no edital de pesquisa “Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”.

Os pesquisadores detalharam as propostas de trabalho e compartilharam questões sobre a pesquisa aplicada. Além dos especialistas, participaram os demais membros que compõem as equipes, como gestores de redes de ensino e professores de escolas públicas.

Estiveram presentes professores da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Universidade Estadual Paulista – Unesp, Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal de Roraima – UFRR, Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN e Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRS.

Na oportunidade, os participantes receberam orientações sobre o fluxo de trabalho ao longo do período de realização das pesquisas, como prestação de contas e sistematização do diálogo entre coordenadores, equipes e supervisores dos projetos.

Serão destinados R$ 3,68 milhões para o financiamento dos projetos, com duração de até dois anos. O objetivo do edital é fomentar, apoiar e disseminar pesquisas aplicadas que apontem recomendações para a construção de soluções e superação dos desafios no período escolar do 6º ao 9º ano, promovendo a interação entre a academia e a realidade escolar.