Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Busca pela equidade racial ganha força no Dia da Consciência Negra

Plataforma online oferece materiais para que professores promovam práticas antirracistas nas escola


O dia 20 de novembro possui um significado especial no Brasil, pois marca a celebração do Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, importante símbolo de resistência e de luta pela liberdade. Mais do que reconhecer as conquistas do povo negro, o momento convida à reflexão sobre os desafios atuais na sociedade, reforçando a importância das lutas pela justiça e equidade racial.

ℹ️ Iniciativas inspiram ações pedagógicas em torno da consciência negra

A Plataforma Anansi oferece um acervo digital com materiais que contribuem para que os professores incluam a cultura afro-brasileira na sua rotina escolar. Lançada em celebração aos 20 anos da Lei 10.639/03 — que tornou obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar – a maioria dos materiais foi  elaborada a partir de pesquisas selecionadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica

Entre os conteúdos disponíveis estão dicas sobre a relevância do ensino da matemática antirracista, sugestões de livros de autores negros, aplicativos, catálogos de jogos e brincadeiras, além de documentários que destacam a importância da representação e da autoestima dos estudantes.

ℹ️ Lei 10.639 completa 20 anos

A iniciativa, que pode ser acessada gratuitamente, tem como objetivo incentivar a comunidade escolar a abordar temas relacionados à equidade racial, não apenas no mês de novembro, mas ao longo de todo ano letivo.

Sobre o Edital
Em 2020, o Itaú Social e o CEERT (Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades) lançaram o edital “Equidade Racial na Educação Básica”, que fomentou a realização de 15 pesquisas aplicadas em todas as fases da Educação Básica.

Seus resultados foram publicados em 2023 e apresentam conteúdos teóricos e práticos que apoiam o trabalho de outros educadores.

Além dos estudos, o edital contribuiu com a elaboração de artigos de nove autores com diversos temas sobre relação racial, incluindo práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.