Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Autoconfiança melhora desempenho em matemática e língua portuguesa, diz pesquisa

Estudo foi conduzido em onze escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Pará com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental


Estimular a autoconfiança no estudante pode ajudar na aprendizagem de língua portuguesa e matemática, diz a pesquisa “Sucesso escolar: em busca de estratégias para o fortalecimento de crenças de eficácia”, coordenada pela psicóloga Roberta Gurgel Azzi e pela pedagoga Daniela Couto Guerreiro Casanova. A autoeficácia, como é identificada no estudo, pode contribuir na melhora emocional do aluno e no seu relacionamento com colegas, familiares e comunidade escolar.

O estudo envolveu estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de onze escolas públicas, sendo nove de São Paulo e uma no Rio de Janeiro e no Pará. Em 2019, no início do levantamento, foram realizadas escutas quantitativas com aproximadamente 1.450 adolescentes. No fim do projeto, em 2021, as entrevistas tiveram abordagem qualitativa, focadas em compreender de maneira mais profunda as respostas dos alunos.

ℹ️ Confira os resultados da pesquisa “Sucesso escolar”

A autoeficácia é a crença de alguém em sua capacidade em organizar e executar alguma ação, o que não significa necessariamente que a pessoa já tem o conhecimento ou a habilidade para realizar a tarefa. A criança e o adolescente que demonstram autoconfiança tendem a ser mais positivos, persistentes e a ter menor vulnerabilidade à ansiedade, ao estresse e à depressão, conclui o estudo

“Entre os diversos resultados apresentados pelo estudo, chama a atenção que os estudantes se percebem mais autoeficazes para ler do que para escrever. Embora haja margem para o fortalecimento de ambas as crenças, aparentemente, a produção textual carece de mais atenção, uma vez que pode relacionar-se com o sucesso escolar geral”, explica Roberta Gurgel, uma das coordenadoras do estudo. 

ℹ️ Apenas metade dos estudantes conclui o Ensino Fundamental na idade certa e com trajetória regular

A pesquisadora traz ainda elementos que influenciam na autoconfiança. Segundo o levantamento, em famílias com menor nível de escolaridade, diminui a quantidade de estudantes que tendem a acreditar em si, assim como ocorre com os alunos que tiveram alguma intercorrência em sua trajetória escolar, como evasão, abandono ou reprovação. Em uma escala de um a cinco, os participantes do estudo que nunca repetiram apresentaram a nota 3.33 de autoeficácia em escrita e 3.91 em matemática. Já adolescentes que tiveram mais de duas intercorrências, o índice cai para 2.94 e 3.38, respectivamente.

ℹ️ Qualidade da aprendizagem está relacionada ao ambiente escolar

Enquanto as alunas têm mais autoeficácia em língua portuguesa, os meninos apresentam maior alcance em matemática, resultado semelhante às notas do último Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes). O levantamento entre nações revela que estudantes do sexo masculino têm um desempenho em exatas oito pontos maior do que as meninas, enquanto as alunas têm um desempenho de 17 pontos superior em escrita. 

ℹ️ Confira o acervo das pesquisas dos Anos Finais do Ensino Fundamental

A questão emocional também atrapalha os adolescentes e jovens em seus processos de aprendizagem. Um dos exemplos é a “ansiedade matemática”, medo do estudante de não ser capaz de aprender a disciplina. Segundo a pedagoga Roberta Gurgel, isso se refere a um elemento bastante prejudicial ao desenvolvimento dos jovens, pois pode resultar em depressão e evasão escolar.

Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio do Edital “Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”, do Itaú Social, em parceria com a Fundação Carlos Chagas. O objetivo foi o de fomentar, apoiar e disseminar estudos que apontem recomendações para soluções e superação dos desafios desta etapa, promovendo a interação entre a academia e a realidade escolar.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.