Está disponível no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica o documentário “Sankofa Gesso”. Dividido em cinco vídeos, o documentário apresenta depoimentos de antigos moradores, professores, artistas e lideranças da comunidade do Gesso, localizada no município do Crato (CE), que integra a região do Cariri Cearense.
As entrevistas são com moradores de todas as idades e reforçam que o cotidiano da comunidade foi bastante influenciado pela cultura dos povos originários, o que permitiu a criação de diversas iniciativas sociais que buscam preservar a memória do território.
ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial
“O documentário busca fazer uma imersão na história da comunidade do Gesso e fortalecer a relação de pertencimento dentro do universo de matrizes africanas e indígenas. O reconhecimento acontece a partir das histórias vividas na região, das práticas de sociabilidade, dos saberes ancestrais, ressignificados e reelaborados pelas pessoas, sejam elas pessoas mais velhas ou crianças”, conta Cicera Nunes, doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e responsável pelo projeto.
Além dos depoimentos, os vídeos mostram edificações antigas, casas de palha e de taipas, manifestações culturais, estruturas históricas e uma ferrovia, que fazem parte da cultura negra e indígena presente até hoje na comunidade do Gesso.
A série é mais um resultado importante da pesquisa aplicada “O currículo e os processos de formação no campo das relações étnico-raciais na educação básica numa perspectiva inter e transdisciplinar”. O estudo produziu ainda um livro e um aplicativo digital que facilitam o acesso à memória dos povos originários do Cariri Cearense.
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada por meio do apoio do edital Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), com contribuição do Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Sobre o edital
O edital selecionou 15 projetos de pesquisas aplicadas, além de nove autores para redigirem artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.
Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.