Já estão publicadas as oito reportagens resultantes dos projetos selecionados na terceira edição do Edital Jornalismo de Educação, iniciativa do Itaú Social e da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). O projeto tem como principais objetivos fomentar reportagens de educação em todo o Brasil e que o tema entre cada vez mais em pauta nos cursos de jornalismo e comunicação em geral. Nesta edição, a seleção priorizou trabalhos que tratassem das desigualdades educacionais.
Cada projeto de reportagem contou com bolsa de apoio de R$ 8 mil e suporte para produção do material jornalístico, que incluiu diálogos sobre fontes de dados e possíveis entrevistados. As iniciativas envolveram 13 profissionais residentes em seis estados de quatro regiões brasileiras.
Confira as reportagens selecionadas
Pauta: Educação árida: mudanças climáticas dificultam acesso à escola
Jornalistas: Anelize Moreira (SP) e Camila Salmazio (SP)
Detalhes: a reportagem mostra os impactos dos fenômenos climáticos extremos na vida escolar de meninas residentes no Semiárido de Alagoas e Pernambuco
Veículo: portal Lunetas
Pauta: Socioeducação: como estudam adolescentes brasileiros que cumprem medida de privação de liberdade?
Jornalista: Fernanda La Cruz (RS)
Detalhes: a matéria tem o objetivo de apresentar o ensino a quem têm acesso aos adolescentes e jovens na socioeducação brasileira, demonstrando como estudam e como funcionam as escolas nas unidades socioeducativas.
Veículo: site do projeto #Colabora.
Pauta: Lutando por igualdade: os desafios de professores, estudantes e pais LGBTs em sala de aula
Jornalista: Ícaro Kropidloski (RS)
Detalhes: tomando como pano de fundo dados sobre as agressões às pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), a reportagem responde uma pergunta: “quais são os desafios de professores e estudantes LGBTs em sala de aula?”
Veículo: site Nonada.
Pauta: Dez anos de cotas: os beneficiados e as lições para os próximos anos
Jornalistas: Ítalo Cosme (CE) e Patrick Freitas (SP)
Detalhes: Em 2022, a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) completa dez anos. Para traçar a evolução da ação afirmativa, a reportagem ouve estudantes negros e pardos beneficiados ao longo da década pela iniciativa
Veículo: site Mundo Negro
Pauta: ‘O ensino indígena’
Jornalistas: Jullie Pereira (AM) e Ariel Bentes (AM)
Detalhes: a partir da experiência de uma escola indígena na zona rural de Manaus (AM), as repórteres analisam os desafios para colocar em prática as determinações legais relativas à educação indígena.
Veículo: site Amazônia Real, reportagens 1 e 2.
Pauta: Hora da Merenda: efeitos da insegurança alimentar na educação em Minas Gerais
Jornalistas: Lara Alves (MG) e Pedro Rocha Franco (MG)
Detalhes: a pauta investigou o atual cenário da alimentação escolar no Brasil para identificar o impacto na vida, saúde e educação de crianças e adolescentes.
Veículo: série com quatro reportagens (1, 2, 3 e 4), veiculada na Rádio Itatiaia.
Pauta: Militarização de escolas na Bahia
Jornalistas: Paulo Oliveira (BA) e Linda Gomes (BA)
Detalhes: a pauta detalha e problematiza o processo de implantação de escolas militarizadas em três cidades baianas: Salvador, Vitória da Conquista e Conceição do Jacuípe.
Veículo: série de 16 reportagens, divididos em quatro seções mais abertura (1, 2, 3 e 4), veiculada no portal Meus Sertões.
Pauta: Desigualdades na educação formal dos povos ciganos no Brasil: Desafios e perspectivas
Jornalista: Roi Rogeres Fernandes Filho (BA)
Detalhes: reportagens especiais que problematizam as desigualdades de acesso à educação formal dos povos ciganos em relação a outros grupos – desde a escolarização das crianças e jovens, até o ensino superior.
Veículo: série que mostra os desafios e as histórias dos personagens, veiculadas no portal Educação & Justiça.
Além do apoio à produção de reportagens, o edital também selecionou projetos jornalísticos realizados por estudantes. Na mesma edição, foram escolhidos três TCCs (Trabalho de Conclusão de Curso) que resultaram na produção de um livro, uma monografia e uma reportagem sobre os temas, respectivamente, EJA (Ensino Jovem e Adulto), a relevância da pauta da educação em veículos de comunicação e estudantes quilombolas.
4ª edição Jeduca
As inscrições de projetos de reportagens para a nova edição do Edital Jornalismo de Educação já foram encerradas. Assim como na edição anterior, os selecionados receberão uma bolsa de R$ 8 mil mais apoio técnico para a produção das pautas. O anúncio ocorrerá até o dia 16 de agosto e as reportagens deverão ser publicadas até o dia 30 de novembro deste ano.
Já a inscrição de projetos jornalísticos realizados por estudantes será lançada no segundo semestre deste ano. A proposta desta divisão é que a escolha e execução das bolsas acompanhem o calendário escolar, e que mais pautas de educação feitas com os recursos do edital sejam publicadas ao longo do ano.