Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Webinário discute leitura no mundo digital

Evento do Itaú Social contará com a participação de Maryanne Wolf, da Universidade da Califórnia (EUA), e especialistas nacionais. Inscreva-se!


Em um cenário de consumo acentuado dos meios digitais, como fica a formação dos leitores literários, especialmente crianças, adolescentes e jovens? O tema será discutido no webinário “A leitura no mundo digital”, com transmissão pelo YouTube do Itaú Social, que será promovido no dia 21 de setembro, às 16 horas. 

Faça aqui sua inscrição

Entre as convidadas está a neurocientista cognitiva Maryanne Wolf, pesquisadora e diretora do Centro de Dislexia, Aprendizagem Diversa e Justiça Social da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles), que participará da mesa “O cérebro leitor no mundo digital”. Wolf trará uma análise sobre o desenvolvimento do cérebro, especialmente durante a primeira infância, e como os recursos tecnológicos podem contribuir ou prejudicar a leitura aprofundada e a compreensão dos conteúdos. O encontro pretende ressaltar também os desafios para a formação de um cérebro duplamente letrado, tanto para o livro físico quanto para o digital.

O webinário contará também com a participação da professora titular do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Mara Sophia Zanotto; da especialista em literatura para crianças da Associação Vaga Lume, Luisa Setton; e da pesquisadora em literatura infantil digital e formação do leitor literário e professora adjunta do Departamento de  Educação da  UFBA (Universidade Federal da Bahia), Giselly Lima de Moraes.

As especialistas trarão reflexões sobre a responsabilidade das escolas públicas, da sociedade civil e dos mediadores de leitura, assim como a implementação de políticas públicas de acesso e democratização da leitura. A roda de conversa será mediada pela secretária executiva da Rede LEQT (Leitura e Escrita de Qualidade para Todos), Neide Almeida.

“Um livro sozinho, sem mediação, pode não ter significado para uma criança. Mas quando um adulto, no papel de mediador de leitura, se propõe a “andar junto” do pequeno leitor, ele se coloca como presença que dá voz ao texto literário e dispõe seu olhar e escuta para convidar à interação e acolher as diferentes leituras. Por este motivo, é tão importante visibilizar  e refletir o assunto por meio das discussões que serão apresentadas durante o evento”, destaca a coordenadora de Engajamento e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Agende-se

Webinário: A leitura no mundo digital

Data: 21 de setembro de 2021 (terça-feira)

Horário: Das 16h às 18h

Clique aqui para ver a programação completa