Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Caminhos para a formação de leitores


O webinário

Como está a nossa leitura: conseguimos ler profundamente ou apenas passamos os olhos?

A leitura é um direito humano básico, que muda a nós todos e nossa trajetória individual. Neste evento, seremos convidados a refletir sobre a leitura e a formação de leitores no mundo digital.

Além disso, compartilharemos experiências sobre a formação de leitores no contexto brasileiro, considerando questões do ambiente digital, equidade, inclusão e o papel preponderante das escolas públicas, da sociedade civil organizada e dos mediadores de leitura.

Participarão do webinário Maryanne Wolf, neurocientista e educadora da UCLA (Universidade da Califórnia – Los Angeles), Mara Sophia Zanotto da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Luisa Setton (Associação Vaga Lume), Giselly Lima de Moraes da UFBA(Universidade Federal da Bahia) e Neide Almeida (Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos). 

O webinário acontecerá no canal do Itaú Social no YouTube, dia 21 de setembro.

Programação

Convidadas

Maryanne Wolf, neurocientista, pesquisadora e educadora da UCLA (Universidade da Califórnia – Los Angeles)

É diretora do Centro para dislexia, aprendizados diversos e justiça social da UCLA (Universidade da Califórnia – Los Angeles) e autora de diversos livros, dentre eles – O cérebro no mundo digital: os desafios da leitura na nossa era, publicado pela editora Contexto em 2019.

Giselly Lima de Moraes, professora adjunta da Faculdade de Educação da UFBA (Universidade Federal da Bahia)

É pesquisadora em literatura infantil digital e formação do leitor literário. É membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Linguagem (GELING), coordenadora do projeto permanente de extensão Narrativas Literárias, Multimodalidade e Mediações (NAMME) e integra o Coletivo Leitura na Tela.

Luisa Setton, especialista em literatura para crianças e coordenadora de Negócios Sociais da Associação Vaga Lume

Formada em Ciências Sociais pela FFLCH-USP e especialista em Literatura para Crianças pelo ISE Vera Cruz. Trabalha na Vaga Lume desde 2017, em projetos de assessoria nas áreas de curadoria de acervo, criação de bibliotecas e leitura digital.

Mara Sophia Zanotto, professora titular da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudo da Linguagem. Doutorou-se em Linguística, pela Universidade de São Paulo (USP). Seus interesses de pesquisa têm sido investigar como leitores reais compreendem a linguagem figurada em textos literários, com o objetivo de contribuir para o ensino-aprendizagem de leitura e para a formação do leitor responsivo e crítico, construindo, assim, uma pedagogia dialógica da leitura.

Neide Almeida, educadora, poeta e gestora cultural

É socióloga, mestre em Linguística Aplicada, especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Docente, pesquisadora e consultora nas áreas de leitura, literatura e relações étnico-raciais. Desde setembro de 2019 está na Secretaria Executiva da Rede LEQT – Leitura e Escrita de Qualidade para Todos.

Leia mais

O valor da leitura: legado e inspirações para a nova década

2020 marcou o encerramento de um decênio e o começo de outro. O que aprendemos no campo da leitura? O que esperar dos próximos anos? Acesse!

Lugar de Livros

Com o objetivo de sensibilizar famílias para a importância da leitura na primeira infância, o Itaú Social, em parceria com a TV Cultura, lançou, em 2020, a série de interprogramas Lugar de Livros disponível no canal do Itaú Social no Youtube.

Estante digital Leia para uma Criança

Uma série de livros infantis gratuitos que cabem na bolsa, no bolso e até na palma da mão: fica dentro do celular. Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento e em qualquer lugar. Acesse!

Formações gratuitas sobre leitura

No Polo, ambiente de formação do Itaú Social, é possível realizar cursos on-line sobre  Infâncias e Leituras, Leitura para bebês e Mediação de leitura para juventudes.