Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Superintendente do Itaú Social participa de podcast da Undime sobre educação na pandemia

Episódio repercute dados da pesquisa com dirigentes municipais sobre os desafios atuais da educação. Confira!


A superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, participou do segundo episódio do podcast Conta Aí, Undime!. O bate papo, que contou com a presença do presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Garcia, e da oficial de Educação da UNICEF Brasil, Julia Ribeiro,  abordou os esforços para recompor/recuperar o aprendizado com a retomada das aulas presenciais e os impactos da pandemia na trajetória escolar. 

Os convidados repercutiram a última onda da pesquisa Educação na Pandemia, realizada pela Undime, com o apoio do Itaú Social e UNICEF. Publicado em abril deste ano, o levantamento mostra a percepções de alguns resultados sobre o retorno das aulas presenciais. 

“A recomposição das aprendizagens vai demandar três aspectos: o acesso dos estudantes, que o Busca Ativa pode proporcionar; o retorno e a permanência em sala, sendo verificados por meio do diagnóstico quais são as brechas deixadas na aprendizagem; e por fim, a adoção de estratégias de ensino para que cubram essas lacunas”, explicou Dannemann. 

A pesquisa revela que 77% dos municípios estão elaborando propostas de recuperação de aprendizagem para suas redes de ensino. Questionadas sobre como será o plano, 69% disseram que realizam, ou vão realizar, atividades dentro do turno escolar; e 54% têm, ou terão, atividades presenciais no contraturno. 

Outro tema discutido pelos participantes é a Busca Ativa Escolar, apontada por 78% das secretarias como principal método para encontrar estudantes que não têm acompanhado as atividades escolares remotas ou não retornaram para as atividades presenciais em 2022, ou que estão em risco de evadir.

A pesquisa ouviu 3.372 secretarias municipais de educação entre 22 de fevereiro e 8 de março deste ano. Os dados contemplam 61% do total de municípios brasileiros, o que representa mais de 22,8 milhões de matrículas.

Cursos
O Itaú Social disponibiliza gratuitamente o percurso formativo Recuperação das Aprendizagens na plataforma Polo, ambiente de formação. São seis cursos que oferecem estratégias e ferramentas pedagógicas para potencializar o planejamento educacional da rede e das escolas.