Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Seminário discute desafios e oportunidades das novas gestões municipais de educação

Evento on-line reunirá prefeitos, secretários e equipes técnicas no dia 10 de fevereiro, às 16 horas no YouTube do Itaú Social


O Itaú Social promoverá no dia 10 de fevereiro, às 16 horas, em seu canal no YouTube, o seminário “Caminhos e soluções para a melhoria da educação: desafios e oportunidades das novas gestões municipais”. O evento é voltado para prefeitos, dirigentes e equipes técnicas das secretarias de educação de municípios de todo o Brasil e tem como pauta uma análise da situação das redes de ensino e o planejamento para o início do ano letivo, assim como as possibilidades de desenvolvimento das equipes de gestores educacionais que assumem as secretarias em 2021.

Com mediação da superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann, o seminário terá a participação do presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Martins Garcia, e do coordenador da área da educação do Centro de Estudos de Administração Pública e Governo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fernando Abrucio.

Após o painel, será lançado o programa Melhoria da Educação: Ciclo 2021-2024 e seu novo site. A iniciativa tem como propósito fortalecer as secretarias municipais de educação em sua capacidade para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade.

A gerente de implementação do Itaú Social, Tatiana Bello, e as coordenadoras Claudia Petri e Sonia Dias vão apresentar os resultados do programa, além de detalhar o edital Melhoria da Educação, que selecionará redes de ensino para participar de processos formativos e implementação de tecnologias educacionais.

Programa
O Melhoria da Educação nasceu em 1999 com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional.

A atuação se dá por meio da implementação de processos formativos e de tecnologias educacionais, que são metodologias desenvolvidas e implementadas em municípios e territórios parceiros que buscam responder a diferentes demandas da educação. As tecnologias educacionais estão organizadas nos eixos: Gestão Pedagógica; Planejamento e Gestão Administrativa e Participação, Ações Colaborativas e Controle Social.