Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Seminário da Folha apresenta pesquisa inédita sobre voluntariado na educação

Evento terá transmissão pelo YouTube e contará com duas mesas de debate que analisarão o resultado da pesquisa do Datafolha e o abandono escolar


A pandemia da Covid-19 mostrou como as ações voluntárias são importantes para apoiar a população em situação de vulnerabilidade social. Refletir sobre essa atuação é o tema do seminário “Voluntariado na Educação – Os desafios do voluntariado na transformação da educação”, da Folha de São Paulo.

O evento apresentará o resultado da pesquisa inédita “Voluntariado na Área de Educação” do Datafolha, encomendada pelo Itaú Social e Instituto Unibanco. O estudo mostrará a disposição do brasileiro pelo trabalho voluntário, em especial na área da educação. O evento ocorre no dia 2 de dezembro, às 14 horas, e será transmitido pelo YouTube e pela Folha Digital.

A programação terá duas mesas de debates, sendo que a primeira fará uma exposição dos principais resultados da pesquisa, respondendo sobre o perfil do público que realiza o trabalho voluntário; onde normalmente são realizadas as ações; os hábitos de doações do brasileiro; e quais atividades voluntárias ocorrem na área de educação. 

A segunda discutirá sobre os problemas sociais que levam à evasão escolar e como o trabalho voluntário pode apoiar as estratégias para reduzir a evasão e abandono escolar.

Conheça o programa de Voluntariado do Itaú Social

Mesa 1 – das 14 horas às 15 horas
Estarão presentes a  coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo; o diretor-executivo do Atados, Daniel Assunção; a coordenadora da frente voluntária da Turma do Jiló, Tatiana Sayegh; a copresidente do Mapa da Educação, Wesla Monteiro; e a diretora-executiva da United Way Brasil, Gabriela Bughetti.

Mesa 2 – das 15 horas às 16 horas
O diálogo terá a participação da coordenadora de Desenvolvimento da Gestão do Instituto Unibanco, Daniela Arai; do presidente da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Luiz Miguel Garcia; e do professor da Universidade de Zurique (Suíça), Guilherme Lichand.

O evento antecede a semana da Ação Voluntária Global, iniciativa promovida pelo Itaú Social por meio do comitê Mobiliza Itaú, que realizará dezenas de ações voluntárias pelo Brasil no período de uma semana. Neste ano, a ação se inicia no dia 3 de dezembro e finaliza no dia 10 de dezembro, data que celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Ação Voluntária Global beneficiou 33,5 mil famílias em 2020

Agende-se
Webinar Voluntariado na Educação – Os desafios do voluntariado na transformação da educação
Data: 02 de dezembro de 2021 (quinta-feira)
Horário: 14h
Onde: Canal do YouTube da Folha