Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Projeto pedagógico que exalta literatura africana é transformado em livro

Obra é dividida em três partes e traz a experiência de professores capixabas


A literatura dos povos africanos e afro-brasileiro é o tema do livro “LitERÊtura”, disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica. A obra reúne ensaios sobre a temática e experiências pedagógicas desenvolvidas com professores da Escola Municipal Antonio Vieira de Rezende, de Serra (ES).

A publicação nasceu da pesquisa aplicada chamada “LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira”, apoiada pelo Itaú Social, por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. O conteúdo da obra repercute os dois anos de estudo, desde a aplicação de oficinas com os docentes até experiências pedagógicas vivenciadas em sala de aula.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

A coordenadora do projeto, Débora Cristina de Araújo, explica que o livro foi escrito em parceria com outros colegas, buscando diferentes pontos de vista em relação à valorização da identidade negra no município. “São vozes que se engajaram intensamente para pensar estratégias e  ações de intervenção que impactassem crianças e docentes por meio da literatura infantil a partir da temática da cultura africana e afro-brasileira”. 

O conteúdo da publicação é dividido em três partes. Produção acadêmica: ensaios produzidos pelos pedagogos responsáveis por aplicar a pesquisa; Lives no canal Educação Serra: resumo do conteúdo e debates que foram expostos nas transmissões dos seminários; e Projetos de Intervenção: experiências literárias aplicadas pelos professores envolvidos no estudo.

No último item, as intervenções pedagógicas estão detalhadas para que outros docentes possam replicar o conteúdo em suas escolas. A expectativa da coordenadora é incentivar o ensino da história e da cultura afro-brasileira durante todo o ano.

Sobre o edital
A pesquisa de Débora de Araújo foi uma das 15 selecionadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, apoiado pelo Itaú Social, realizada pelo Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

O edital também selecionou nove autores para redigirem artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.