Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Programa Missão em Foco realiza encontros entre organizações participantes

Representantes das 29 instituições beneficiadas participaram de eventos em Salvador e São Paulo para compartilharem suas vivências

O programa Missão em Foco tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento institucional das OSCs. Foto: Lívia Wu

 

O programa Missão em Foco organizou encontros em Salvador (BA) e em São Paulo (SP) com representantes das 29 organizações da sociedade civil (OSCs) participantes dos dois ciclos que estão em andamento. Criado em 2017, o programa tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento institucional das OSCs, apoiando sua solidez, crescimento e melhoria da gestão.

Os encontros do Missão em Foco estreitaram vínculos e estabeleceram diálogos entre as organizações, que debateram conteúdos pertinentes às suas vivências e rotinas. “Para as OSCs, é um momento para conhecer quem também trabalha todos os dias para garantir direitos de crianças, adolescentes e jovens de diferentes localidades do país. Esta troca é rica e motiva o desenvolvimento das suas atividades”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Camila destaca que os conteúdos formativos apresentados nos encontros são construídos de acordo com autoavaliações realizadas pelas OSCs, que apontaram suas potencialidades e fragilidades. Os participantes trocaram informações sobre o andamento das iniciativas no âmbito do programa e o funcionamento do apoio institucional. A capacitação das equipes abordou ainda temas como diversidade, monitoramento, avaliação e gestão.

 

Participantes visitam a Associação Pracatum, em Salvador, idealizada por Carlinhos Brown. Foto: Manuela Cavadas

 

As organizações selecionadas no primeiro ciclo, iniciado em 2017, reuniram-se nos dias 9 e 10 de setembro em Salvador (BA). Uma das atividades foi a visita à Associação Pracatum, uma das OSCs beneficiadas pelo programa. Foi uma oportunidade para os participantes conhecerem de perto o trabalho da instituição, que tem forte atuação territorial e há 20 anos fomenta potencialidades locais por meio do acesso à educação, cultura e melhorias físicas para a comunidade.

No encontro, estiveram presentes 45 pessoas de 16 organizações, localizadas nos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo.

Confira mais informações sobre as OSCs participantes do primeiro ciclo neste link.

 

Encontro na cidade de São Paulo reuniu cerca de 40 participantes. Foto: Lívia Wu

 

Já nos dias 22 e 23 agosto ocorreu o encontro do segundo ciclo, iniciado em 2019, na cidade de São Paulo. Estiveram reunidos 40 representantes de 13 organizações do Amazonas, Ceará, Paraíba, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Confira mais informações sobre as OSCs participantes do segundo ciclo neste link.

 

O programa

O Missão em Foco promove o apoio institucional e investimento estratégico às OSCs que apresentam bons resultados de monitoramento ao participarem de outros programas e/ou projetos do Itaú Social, como o IR Cidadão, Comunidade, presente!, Redes de Territórios Educativos e parcerias estratégicas. A proposta do programa é disponibilizar recursos flexíveis e adequados às necessidades de cada organização social selecionada, visando à ampliação do seu impacto.

O processo de seleção das OSCs é feito por carta-convite, considerando a análise de uma série de critérios em uma matriz com dois eixos norteadores: desenvolvimento integral e territorial.