Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

Pilar

Fortalecimento da sociedade civil

Missão em Foco

O Brasil conta com um terceiro setor forte, com organizações da sociedade civil (OSCs) que fazem a diferença nas regiões em que atuam. Como contribuir para que as ações que geram mais impacto mantenham-se ativas e ampliem o seu alcance?

  • Acreditamos em um modelo de fomento flexível, que promova o fortalecimento institucional das organizações.

 

O contexto

A pesquisa Sustentabilidade das ONGs no Brasil – acesso a recursos privados (2010), da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais, demonstrou que, entre 2003 e 2007, o total de organizações que tinham entre 81% e 100% de seus orçamentos cobertos por investimentos internacionais reduziu em 66%.

O número de OSCs que recebem recursos federais também diminuiu 48% entre 2010 e 2017, de acordo com o estudo Perfil das organizações da sociedade civil no Brasil (IPEA).

Os recursos provenientes de investidores brasileiros, por outro lado, são caracterizados pelo fomento a projetos específicos. Segundo o Censo Gife 2018, entre os 133 principais investidores sociais do país, somente 30% apoiam OSCs institucionalmente. Esse quadro gera fragilidade para a gestão das organizações.

  • Para as OSCs, aprimorar a gestão passa pelo convencimento da sociedade de que resolver questões institucionais e ter recursos para isso é tão importante quanto realizar o atendimento às comunidades. A impossibilidade de investir em estruturas de recursos humanos, comunicação, planejamento, inovação, monitoramento de resultados e sustentabilidade econômica é uma grande barreira que, há anos, impede organizações de avançarem em suas missões.

 

Finalidade

A proposta do programa Missão em Foco é disponibilizar recursos flexíveis e adequados às necessidades de cada OSC selecionada, além de oportunidades de formação e instrumentos de monitoramento e avaliação. O programa visa contribuir para sua sustentabilidade, fortalecimento e gestão, visando à qualificação de seu impacto.

  • OSCs com ações significativas no território em que estão inseridas, comprometidas com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, são convidadas a participar de uma seleção para ingressarem no programa.

 

Descrição do programa

O programa Missão em Foco promove o apoio institucional a organizações da sociedade civil que apresentam bons resultados de monitoramento ao participarem das demais linhas de fomento disponibilizadas pelo Itaú Social:

 

Parceiros

  • Organizações da sociedade civil.

 

Referências

  • Censo Gife (2018);
  • Perfil das organizações da sociedade civil no Brasil (IPEA, 2018);
  • Relatório Benchmarking do Investimento Social Corporativo (2017);
  • Sustentabilidade das ONGS no Brasil – acesso a recursos privados (2010).