Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Programa Escrevendo o Futuro divulga calendário de inscrições de cursos para professores de Língua Portuguesa

As formações são gratuitas, ocorrem via internet e oferecem sugestões práticas e teóricas para aperfeiçoar o ensino de leitura e escrita dentro da sala de aula


Entre os meses de março e abril serão abertas as inscrições dos cursos do programa Escrevendo o Futuro, promovidos pelo Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. As formações são semestrais, gratuitas e tem o objetivo de apoiar o trabalho dos professores de Língua Portuguesa no ensino da leitura e da escrita.

Para participar, os cursistas precisam dispor de oito horas livres por semana, conexão com internet e habilidades de navegação. Só há possibilidade de fazer um curso por vez e, quem concluí-lo, recebe um certificado indicando a carga horária, o período de oferecimento e o programa resumido.  

Conheça os cursos:

Caminhos da Escrita
Objetivo: contribuir para identificar que a prática do letramento está presente no cotidiano, oferecendo possibilidades e metodologias que podem apoiar o ensino da língua portuguesa. Formação mediada por profissionais de educação.
Carga horária: 80 horas
Inscrição: de 14 a 20 de março
Início: 21 de março
Término: 27 de junho


Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas
Objetivo: busca utilizar o cotidiano como forma de orientar o princípio do trabalho com gêneros e com sequência didática na escola. Formação mediada por profissionais de educação.
Carga horária: 80 horas
Inscrição: de 4 a 10 de abril
Início: 11 de abril
Término: 4 de julho


Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula
Objetivo: visa apoiar o trabalho de professores que queiram aprimorar dinâmicas de sala de aula para o ensino de leitura. Curso autoformativo.
Carga horária: 60 horas
Inscrição: a partir de 18 de abril
Início: 18 de abril
Término: 4 de julho


Nas tramas do texto
Objetivo: por meio da análise de produções escritas por jornalistas, escritores e estudantes, o curso reflete sobre questões relativas ao ensino e à aprendizagem de produção de texto. Curso autoformativo.
Carga horária: 60 horas
Inscrição: a partir de 18 de abril
Início: 18 de abril
Término: 4 de julho


Milhares de inscrições
Em 2021, mais de sete mil professores participaram dos cursos do programa, sendo que no primeiro semestre foram 5.254 cursistas, enquanto que o segundo teve a adesão de 2.581 profissionais da educação. Entre os participantes estava a professora Mylenna Vieira Cach, vencedora da 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa na categoria de Documentário.

Para a docente, as formações foram essenciais para o planejamento das oficinas sobre o gênero documentário: “Os cursos autoformativos ofertados pelo Escrevendo o Futuro viabilizam reflexões e discussões sobre metodologias de leituras e escritas por meio de teorias atualizadas e de práticas de ensino relacionadas à apreensão de produção textual”, comenta Mylenna.

Escrevendo o Futuro
É uma iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que tem o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino, da leitura e escrita nas escolas públicas de todo o país. O programa promove a Olimpíada de Língua Portuguesa, que completou sete edições em 2021, e disponibiliza formações e materiais de apoio para docentes e gestores de educação pública.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.