Profissionais de educação de Alagoas receberam, no dia 11 de abril, os certificados de conclusão do “Curso de Apoio às Transições nos Anos Finais”, realizado pelo Itaú Social. O evento, que contou com a apresentação de experiências exitosas de redes municipais de ensino, ocorreu em Maceió e foi organizado pela Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) do estado.
Além dos conteúdos on-line, a formação contou com encontros presenciais e virtuais e teve como foco apresentar aspectos que impactam a passagem dos estudantes para os Anos Finais do Ensino Fundamental, período do 6º ao 9º ano. A capacitação teve a expectativa de empoderar o participante para que ele possa identificar os principais desafios dessa transição em seu território, além de apresentar estratégias para superá-los.
Ao fim da formação, os participantes entregaram um plano de ação para fomentar a criação de uma política pública de apoio do ingresso do estudante ao 6º ano do Ensino Fundamental. Cada iniciativa foi adaptada conforme a realidade do território.
Após a conclusão da experiência em Alagoas, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, disponibilizará gratuitamente ainda no mês de abril uma nova versão desse conteúdo para que outras redes de ensino possam se inspirar e replicar as práticas bem-sucedidas em seus territórios.
ℹ️ Itaú Social divulga nota técnica sobre os desafios dos Anos Finais do Fundamental
O conteúdo apresenta conceituação teórica e propostas práticas como: integração para troca de experiência entre estudantes do 5º e 6º ano; inclusão de professores no 5º ano para preparar as crianças para o regime de pluridocência (quando há diferentes docentes especialistas em cada área da ciência); criação do grupo formado pelos profissionais da educação para acompanhar e refletir sobre o acolhimento e o desempenho dos novos alunos; entre outros.
Inspiração
O curso é uma adaptação da experiência que ocorreu no município de Pojuca (BA), coordenada pela pedagoga da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Lys Maria Vinhaes Dantas, em 2018. A proposta faz parte da pesquisa: “Sexto Ano, Transições e Participação: diagnóstico e intervenção no Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, Pojuca, Bahia”, apoiado pelo edital “Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”, do Itaú Social e da Fundação Carlos Chagas.
A iniciativa desenvolveu oito estratégias para tornar a passagem de ano mais tranquila e humanizada. O método ficou conhecido como MAT (Modelo de Apoio à Transição), já adotado pela secretaria Municipal de Educação de Pojuca no ano seguinte, em 2019, como forma de combater a evasão nessa etapa do desenvolvimento escolar e segue sendo utilizado pela atual gestão.
Desafios da etapa
O ingresso do estudante no 6º ano marca o início dos Anos Finais do Fundamental. É durante essa faixa-etária que o aluno passa pela transição da infância para a adolescência, lidando com transformações físicas, emocionais e comportamentais. Além do processo de mudança, a rotina escolar também se altera. Uma das mais impactantes é a saída do professor de referência para a chegada de docentes especialistas.
Na pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, realizada pelo Itaú Social, em parceria com a Undime, 64% dos dirigentes municipais da educação destacam que o acolhimento do aluno no 6º ano é um desafio para a rede de educação. A taxa chama atenção, pois esse tema está à frente da melhoria da infraestrutura escolar (57,2%) e da boa convivência entre estudantes (50,7%).
Polo
A plataforma Polo foi criada em 2019 e é uma importante aliada na formação de profissionais e estudantes, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação.