O prazo de inscrições para o programa Melhoria da Educação foi prorrogado até o dia 10 de março para que todas as secretarias possam participar. O edital, voltado ao ciclo 2021-2024, selecionará municípios e iniciativas de colaboração pertencentes à Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação (territórios compostos por municípios que atuam de forma coletiva).
Os municípios e iniciativas de colaboração selecionados receberão:
- Processo formativo de Planejamento Estratégico, para que seja possível identificar as áreas em que são necessárias mais intervenções para a garantia da aprendizagem dos alunos;
- Formação de gestores e equipes técnicas;
- Implementação de tecnologias educacionais;
- Apoio técnico para as iniciativas de colaboração da Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação (para inscritos na categoria Regional).
Quem pode se inscrever:
- Categoria municipal: são elegíveis municípios com até 550 mil habitantes, que tenham mais de 10 mil matrículas urbanas no Ensino Fundamental e Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) abaixo da média nacional ou estadual.
- Categoria regional: são elegíveis as 21 iniciativas pertencentes à Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, como câmaras técnicas de consórcios, arranjos de desenvolvimento da educação (ADEs), fóruns e colegiados.
O Programa
O Melhoria da Educação nasceu em 1999, com o propósito de desenvolver ações de formação e qualificação técnica de gestores e gestoras municipais de educação e suas equipes para contribuir com o planejamento, formulação, implementação e acompanhamento da política educacional. Sua atuação se dá por meio da implementação de tecnologias educacionais, cursos, encontros formativos e assessorias técnicas. Somente em 2020, a iniciativa esteve presente em 695 secretarias municipais, com a participação de 9.078 gestores e 3 milhões de estudantes beneficiados.