Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Plataforma Anansi completa um ano de valorização de conteúdos de equidade racial

Acervo, lançado em celebração aos 20 anos da Lei 10.639, inclui história e cultura afro-brasileira que devem ser difundidas no currículo escolar


O acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica completa um ano no dia 9 de janeiro. A data de lançamento é a mesma em que é celebrado o aniversário da Lei 10.639/03, que inclui no currículo escolar a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nos colégios, como forma de promover a equidade racial no ambiente escolar.

Grande parte dos materiais oferecidos pela plataforma são estudos de pesquisadores contemplados no Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Itaú Social e Ceert  (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). 

ℹ️ Lei 10.639 completa 20 anos

Os trabalhos resultantes das 15 pesquisas selecionadas pelo edital foram publicadas no acervo digital ao longo de 2023. Cada um desses estudos foram aplicados em sala de aula durante dois anos, gerando dezenas de conteúdos teóricos e práticos para inspirar outros docentes a replicarem a experiência em seu contexto escolar.

Entre os materiais oferecidos estão dicas sobre a relevância do ensino da matemática antirracista, sugestões de livros de autores negros, aplicativos, catálogos de jogos e brincadeiras, além de documentários que destacam a importância da representação e da autoestima dos estudantes. 

O objetivo do acervo é incentivar a comunidade escolar a destacar os temas ligados à equidade racial ao longo do ano letivo, pois, de acordo com especialistas, esse assunto, geralmente, é abordado apenas durante o mês de novembro, período em que é celebrado o Dia da Consciência Negra.

ℹ️ Escola quilombola promove educação antirracista durante ano todo

Sobre o edital
Além das pesquisas aplicadas em todas as regiões do país, o edital também selecionou nove autores para receberem apoio na produção de artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial. As iniciativas contaram com o suporte técnico e financeiro do Itaú Social e podem ser acessadas gratuitamente no site do programa.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.