A escola exerce uma importante função em apresentar e incentivar o hábito da leitura em crianças e adolescentes. Para contribuir com esse papel, um estudo elaborou nove recomendações que podem tornar a prática pedagógica literária mais acessível e atrativa aos estudantes.
A pesquisa “Expressão, Simbolização e Resolução de Problemas: tratar a evasão e a desigualdade no pedagógico” foi realizada com alunos do 8º e 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Helena Litwin Schneider, localizada na periferia de Porto Alegre (RS). O estudo ocorreu entre os anos de 2019 e 2021 e avaliou as atividades de leitura e escrita desenvolvidas no colégio.
ℹ️ Confira o acervo especial das pesquisas dos Anos Finais do Ensino Fundamental
A conclusão da coordenadora do estudo e pesquisadora da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Luciene Juliano, foi de que o território exerce influência no ambiente escolar. Com base nesse resultado, a pedagoga orienta que as ações pedagógicas estejam conectadas aos problemas sociais da comunidade.
Confira as recomendações listadas pela pesquisa:
- Pactuação de política de estado para manutenção de condições de trabalho para as equipes das escolas;
- Definição de política de infraestrutura digital;
- Composição de acervo para as bibliotecas, combinando critérios de curadoria que representem especialistas, equipes da escola e estudantes;
- Integração de um mediador à equipe da escola, tanto para laboratório digital quanto para biblioteca;
- Integração de uma equipe diretiva para formação nas áreas de linguagem e letramento. Entre as recomendações apontadas nesse item estão ainda o cuidado e manutenção de projetos liderados pelos professores e questões que envolvem o clima escolar;
- Formação docente relacionada à BNCC de Língua Portuguesa, com uma abordagem integrada;
- Oferta de obras literárias completas e contextualizadas para aprendizagem dos alunos;
- Atuação a partir das questões inerentes às condições juvenis;
- Fomento, por meio de financiamento da organização, de um estágio curricular obrigatório, que se realize na escola, nas Licenciaturas.
Legado
Durante o período da realização da pesquisa, a escola foi contemplada com um laboratório contendo 15 computadores de mesa e máquina fotográfica para o registro de atividades. Para os docentes, foram realizadas formações com foco na alfabetização e letramento, visando trabalhar com o problema da falta de hábito de leitura entre os alunos.
Edital Anos finais
A pesquisa foi realizada com o apoio do Itaú Social e da Fundação Carlos Chagas por meio do edital “Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública”. O objetivo do programa foi o de fomentar, apoiar e disseminar pesquisas que apontem recomendações para a construção de soluções e superação dos desafios no período escolar do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, promovendo a interação entre a academia e a realidade escolar.