Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Palestra reúne professores das regiões Nordeste e Sul para debater literatura negra nas escolas

Conversa oferece dicas sobre como utilizar os livros infantis para valorizar a cultura e história africana durante todo o ano letivo


A compreensão de formas de incentivar o interesse do estudante à literatura e valorizar a história da cultura negra no país foram alguns dos temas debatidos na palestra virtual “Literatura infantil de temática da cultura africana e afro-brasileira”. A iniciativa reuniu professores do Nordeste e Sul do país para explicar como a mediação de leitura em sala de aula ocorre de maneira diferenciada em cada região.

A gravação está disponível no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica e também pelo YouTube no canal Educa Serra. A palestra é um dos resultados da pesquisa aplicada “LitERÊtura: formação em literatura infantil e juvenil com temática da cultura africana e afro-brasileira”, apoiada pelo Itaú Social, por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

O tema foi debatido pelas professoras Eliane Debus, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e Maria Anória de Jesus Oliveira, da Uneb (Universidade Estadual da Bahia), com mediação de Joelma Rocha, integrante do projeto LitERÊtura.

A palestra faz parte também da exposição “Àgbára Òró  – palavras em iorubá que significa “o poder da fala”, com ciclo de debates sobre educação das relações étnico-raciais e literatura infantil”. A iniciativa é vinculada ao Centro de Educação da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo).  

ℹ️ Lei de ensino da cultura afro-brasileira completa 20 anos

Sobre o projeto
O projeto LitERÊtura é organizado pelo grupo Erer (Educação das Relações Étnico-Raciais), vinculado ao Centro de Educação da Ufes, que visa investigar temas relacionados à literatura infantil e à cultura afro-brasileira e africana. Além da palestra, a iniciativa também oferece produtos que apoiam o docente no uso da literatura negra infantil na escola:

Sobre o edital
Além das pesquisas, foram selecionados nove autores para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.