Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Municípios apresentam experiências de colaboração entre as redes que favoreceram a educação pública durante a pandemia

Encontro on-line da Rede de Colaboração Intermunicipal reunirá representantes de 21 iniciativas. O evento, virtual e aberto ao público, ocorre na próxima terça (15/12)


A importância da colaboração entre os municípios como um potente instrumento para a melhoria da gestão da educação pública será tema do V Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, que será realizado na terça-feira, 15 de dezembro, às 15 horas, pela primeira vez em formato virtual e aberto ao público.

Realizado anualmente, o evento reunirá 21 iniciativas de colaboração em educação do país e tem o apoio do Itaú Social, Instituto Positivo e Movimento Colabora Educação. Será transmitido pelos canais do Youtube do Itaú Social e da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

Na programação, haverá apresentação de experiências exitosas de colaboração no contexto de pandemia de Covid-19: formação de professores, desenvolvimento de currículo regional, compras coletivas e desenvolvimento coletivo de notas técnicas.

Haverá ainda um debate sobre a colaboração no contexto federativo brasileiro, com o professor e pesquisador da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Romualdo Portela.

O evento contará também com a participação da gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello, da diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak e de lideranças das iniciativas de colaboração integrantes da Rede.

Saiba mais sobre a Rede de Colaboração Intermunicipal de Educação

Programação

  • A colaboração entre municípios e como ela pode ajudar a educação: casos reais que ajudaram o dia-a-dia das secretarias de educação.

Convidado: Romualdo Portela (USP e Cenpec Educação)

Mediação: Rede de Colaboração com participações do Itaú Social e Instituto Positivo.

  • Dinâmica colaborativa

Convidado: Fábio Brotto – Projeto Cooperação