Em 21 de setembro foi comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. A data surgiu como forma de garantir a integração dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos, como é de direito.
Conheça os materiais disponíveis no Polo e em ambientes dos parceiros do Itaú Social, para que os profissionais de educação contribuam para um cenário mais inclusivo:
Educação especial na perspectiva da educação inclusiva
Os estudantes público-alvo da educação especial são aqueles com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Como reorganizar o calendário escolar para atendê-los? Como pensar processos pedagógicas inclusivos? Como produzir videoaulas que garantem a acessibilidade? De que forma estabelecer uma atuação em rede? Este curso faz parte da área temática Educação na Pandemia, do Polo, disponível para os públicos de Dirigentes Municipais, Dirigentes Estaduais e Arranjos Intermunicipais.
No editorial “Educação em tempos de crise”, estão disponíveis conteúdos de referência aos professores e estudantes como materiais, plataformas, cursos e pesquisas com dados para apoiar o processo de inclusão.
Pesquisa Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19
A pesquisa, elaborada pelo Instituto Rodrigo Mendes com o apoio do Itaú Social, reuniu informações sobre direitos que devem ser garantidos às pessoas com deficiência, aprofunda as considerações acerca da educação dos estudantes com deficiência durante o período de isolamento social e descreve as recomendações oferecidas pelos protocolos internacionais sobre a reabertura das escolas.
Polo
O Polo, ambiente de formação do Itaú Social, oferece cursos on-line e gratuitos, é voltado aos profissionais da área da educação e de organizações da sociedade civil. Os conteúdos da plataforma estão organizados em cinco áreas temáticas: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Monitoramento e Avaliação; Multiletramentos e Educação na Pandemia.