Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Livro revela a influência de raízes negras e indígenas na cultura de Cariri cearense

Pesquisa realizada na comunidade do Gesso mostra o cotidiano da região, com depoimentos de professores e moradores do território


A experiência da pesquisa sobre a participação de negros e indígenas na formação cultural da região de Cariri cearense foi transformada em  livro. O caderno “O território criativo do gesso” está disponível no acervo Anansi e mostra as estratégias utilizadas pelas pesquisadoras Cicera Nunes e Wilma de Nazaré Baía Coelho para realizar o estudo do território. 

O conteúdo revela por meio de entrevistas com moradores a relação da comunidade com a cultura negra e indígena do Cariri cearense. O documento também apresenta depoimento de professores que participaram do projeto, desenvolvendo atividades em sala de aula que valorizassem as raízes dos povos originários.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

“Com a pesquisa, reconhecemos que as escolas do Cariri cearense precisam ampliar o conhecimento dos traços históricos culturais negros e indígenas presentes nos territórios. Para isso, é necessário fomentar uma organização pedagógica a partir de uma perspectiva interdisciplinar, criando estratégias para incentivar o protagonismo juvenil, com foco na equidade racial e de gênero”, como está escrito no prefácio do livro.

Também são registradas intervenções culturais realizadas em locais públicos com os estudantes e seus familiares. Entre as atividades, destacam-se: grafite, oficinas de musicalização e artesanato, capoeira, jogos típicos da cultura africana, vivência em terreiros, incentivo à literatura, entre outras iniciativas.

O caderno é baseado na pesquisa aplicada “A relação entre os aspectos materiais das culturas infantis e a questão étnico-racial na infância”, realizada com apoio do Itaú Social e do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica

O estudo ainda produziu outros conteúdos sobre o tema: 

  • Livro que mostra aspectos teóricos sobre uma educação antirracista;
  • Título que aponta a relação étnica-racial na formação cultural da região;
  • Aplicativo digital que facilita o acesso à memória dos povos originários do Cariri Cearense.

Sobre o edital
O programa selecionou 15 projetos de pesquisas a serem aplicadas em todas as regiões do país. Nove autores receberam apoio para a produção de artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. As iniciativas receberam suporte técnico e financeiro do Itaú Social e podem ser acessadas gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi vem recebendo mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos conteúdos foram gerados a partir de pesquisas aplicadas, apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.