Um grupo de 22 professores e pesquisadores produziram o livro “A escola de educação básica e a educação para as relações étnico-raciais”, disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica. A obra oferece aspectos teóricos sobre uma educação antirracista, além de propostas pedagógicas para aplicar atividades que promovam a equidade racial e de gênero na escola.
O projeto foi organizado pela professora adjunta vinculada ao Departamento de Educação da URCA (Universidade Regional do Cariri), Cícera Nunes. A iniciativa convidou especialistas das cinco regiões do país com o objetivo de valorizar os diferentes olhares dos territórios para a educação.
ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial
“As experiências e reflexões propostas pelo livro assumem o compromisso com o fortalecimento de uma educação antirracista, buscando atender demandas históricas, como aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatórios o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nos currículos escolares”, diz Cícera.
Cada capítulo é dedicado a narrar experiências de sucesso envolvendo alguma área do conhecimento ou práticas pedagógicas, especialmente a literária, que teve grande destaque em três artigos. O objetivo de oferecer diferentes campos da ciência é mostrar que os docentes podem abordar a equidade racial, independentemente da disciplina.
A produção do livro contou com o apoio do Edital Equidade Racial na Educação Básica, realizado pelo Itaú Social e Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades).
Alguns dos professores colaboradores também foram selecionados pelo mesmo programa, como Alan Alves Brito e Debora Cristina. Assim como Cícera, ambos realizaram pesquisas sobre a relação racial na Educação Básica em seus territórios, disponibilizando seus resultados no acervo da Anansi.
Sobre o projeto
O livro é mais um resultado da pesquisa aplicada “O currículo e os processos de formação no campo das relações étnico-raciais na educação básica numa perspectiva inter e transdisciplinar”. O estudo produziu ainda uma série de cinco vídeos com a história da comunidade do Gesso, do município do Crato (CE), além de um livro de mesma temática e um aplicativo digital que facilita o acesso à memória dos povos originários do Cariri Cearense.
Sobre o edital
O edital selecionou 15 projetos de pesquisas aplicadas, além de nove autores para redigirem artigos científicos sobre diversos temas relacionados às práticas pedagógicas antirracistas, ao feminismo negro e à representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.
Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.