Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Itaú Social e TV Cultura lançam o programa “Lugar de Livros”

Série de interprogramas busca sensibilizar as famílias para a importância da leitura na primeira infância


Com o objetivo de sensibilizar famílias para a importância da leitura na primeira infância, o Itaú Social em parceria com a TV Cultura lançam nesta segunda-feira, 7 de dezembro, a partir das 20h40, a série de interprogramas Lugar de Livros.

São 60 episódios de cinco minutos cada, que serão exibidos ao longo de três meses na programação da emissora. Também estarão disponíveis no canal do YouTube do Itaú Social.

O programa será composto por três quadros:

  • Saberes da Família: apresenta a importância da leitura desde cedo, mediada por um adulto, por meio das histórias de famílias leitoras;
  • Territórios da Leitura: mostra diferentes iniciativas em todo o Brasil que incentivam a leitura;
  • Mediações: dá dicas de livros para o público infantil, em especial de zero a seis anos, com um escritor ou mediador lendo um trecho de uma obra e convidando o adulto para ler para e com uma criança.

A importância da leitura
Com a leitura desde os primeiros anos de vida, meninas e meninos se reconhecem, compreendem tempos e espaços, criam vínculos e constroem memórias afetivas por meio da palavra. Além da aquisição da linguagem, domínio das palavras e seus significados, construindo, dessa maneira, conhecimento.

Confira o conteúdo especial O valor da leitura

Ao apresentar as histórias e personagens às crianças, a literatura exerce um papel fundamental na construção de significados. Elas passam a usar a imaginação, a criatividade e a empatia para lidar com sentimentos e emoções, enriquecendo e ampliando suas experiências com os outros e com elas mesmas.

Leia para uma Criança
O Lugar de Livros é um desdobramento do programa Leia para uma Criança, desenvolvido pelo Itaú Social no campo da leitura. O programa está completando 10 anos e, desde a sua criação, já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país, destinados a organizações da sociedade civil, redes públicas de ensino e pessoas físicas.

O Itaú Social entende o tema da leitura a partir dos diferentes tipos de letramento. Assim, atua em diferentes frentes para apoiar gestores públicos, escolas, organizações da sociedade civil e bibliotecas comunitárias na garantia do acesso a esse direito básico à população.