Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Itaú Social divulga as 15 organizações selecionadas para o programa Missão em Foco

Localizadas nas cinco regiões do país, OSCs receberão recursos para seu desenvolvimento institucional, além de contar com apoio formativo e processos de monitoramento e avaliação


O Itaú Social divulgou as 15 organizações da sociedade civil (OSCs) selecionadas para o programa Missão em Foco, que busca o fortalecimento institucional das OSCs voltadas para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. 

As selecionadas receberão apoio técnico e recursos financeiros flexíveis que podem ser aplicados conforme suas necessidades, como estrutura, recursos humanos, comunicação, planejamento, inovação, monitoramento de resultados e sustentabilidade econômica. O valor previsto para cada OSC é de até R$ 1,5 milhão.

Este é o terceiro grupo do programa, desenvolvido desde 2017. As OSCs selecionadas participaram com bons resultados de outras iniciativas do Itaú Social e fazem parte do banco de dados da parceira Brazil Foundation. 

Em 2021, foram indicadas 44 organizações, destas 26 foram pré-selecionadas para receber a carta convite, 23 se inscreveram no processo e 15 foram escolhidas para compor o novo ciclo do Missão em Foco.

O processo considerou:

  • Critérios do programa relacionados ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, a vocação territorial e estrutura mínima institucional capaz de impulsionar e articular os processos e iniciativas para atingir a missão;
  • Elementos de observação sobre a cultura e identidade da organização, estrutura de gestão, envolvimento das equipes com a missão institucional, crenças e valores;
  • Estágio do ciclo de vida da OSC, sua história, contexto e território de atuação;
  • Representatividade regional;
  • Avaliação com múltiplos olhares, ponderada com a matriz de desenvolvimento institucional e análise de criticidade, a partir da leitura do formulário, análise documental e entrevistas de campo aprofundadas com as principais equipes e lideranças das organizações.

“Nosso objetivo é contribuir com o fortalecimento de organizações que têm trabalhado para diminuir desigualdades, oferecendo oportunidades formativas para crianças e adolescentes.  O olhar para questões operacionais e gerenciais é fundamental para que a OSC tenha uma atuação cada vez mais sustentável e siga comprometida com mudanças de impacto em seus territórios”, explica a gerente de Fomento do Itaú Social, Camila Feldberg.

Organização da Sociedade Civil Cidade Estado
Associação Ludocriarte Brasília DF
Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge Alto Paraíso de Goiás GO
Casa do Sol Padre Luis Lintner Salvador BA
Fraternidade Cristã Espirita – Aldeia da Fraternidade Porto Alegre RS
Fundação Julita São Paulo SP
Fundação Monique Leclercq São Domingos do Prata MG
Giral Desenvolvimento Humano e Local Gloria do Goitá PE
Grupo Central Cultura Urbana Rio de Janeiro RJ
Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social e Humano – Metamorfose Igarapé MG
Instituto De Pesquisa Da Diversidade Intercultural – IPEDI Miranda MS
Instituto Edson Royer Novo Progresso PA
Instituto Germinando Sons Campo Verde MT
Instituto Mandaver Maceió AL
Instituto Paraense de Educação e Arte – Ipearte Marituba PA
Instituto União para a Vitória Londrina PR