Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Impactos da pandemia na educação são tema de debate em evento global

Encontro on-line gratuito, em 02 de junho, apresenta as estratégias e os desafios para garantir o acesso dos estudantes às atividades escolares


Os impactos da pandemia na educação serão tema de debate no evento internacional Semana de Avaliação gLocal, que vai reunir trabalhos de monitoramento e avaliação de mais de 40 países. A realidade brasileira será abordada no encontro “Retratos da Educação na Pandemia: um olhar sobre múltiplas desigualdades”, em 2 de junho, às 10 horas. 

A mesa aberta ao público, com acesso gratuito, apresentará um panorama da educação no país a partir dos dados de estudos realizados ao longo de 2020 e reunidos na publicação de mesmo nome (confira abaixo). O objetivo foi dimensionar os efeitos da pandemia no acesso à educação e de que forma a suspensão das aulas presenciais impactou os processos de ensino e de aprendizagem.  

Inscreva-se aqui

Mediado pela apresentadora do Canal Futura, Karen Souza, o evento contará com a participação da especialista em Monitoramento e Avaliação do Itaú Social, Esmeralda Correa Macana. Também participarão especialistas das instituições parceiras na realização das pesquisas: Conhecimento Social, FCC (Fundação Carlos Chagas), IEDE (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), Instituto Península, Fundação Roberto Marinho e Fundação Lemann.  

Pesquisas

As pesquisas ouviram professores, gestores, estudantes e seus familiares, de forma a identificar desafios e estratégias utilizadas para viabilizar o acesso aos conteúdos e a garantia de relacionamento com a escola. No encontro, o público poderá conhecer dados que evidenciam o aprofundamento das desigualdades educacionais, afetando em especial os mais vulneráveis, e debater como essas informações podem ser utilizadas para a criação de políticas públicas.  

A publicação “Retratos da Educação na Pandemia” conta com duas edições – disponíveis on-line, que combina cinco estudos estruturados a partir de dez diferentes momentos de coletas de dados (entre março e agosto de 2020). Confira a 1ª edição e a 2ª edição

O evento

A Semana de Avaliação objetiva gerar um espaço plural para o compartilhamento de conhecimentos em avaliação e networking para promover o debate sobre a importância do monitoramento e da avaliação em escala global, incentivando a participação de instituições privadas, governamentais, avaliadores, consultores, organizações da sociedade civil e a comunidade acadêmica. 

O GEI é uma estratégia proposta pelo Grupo Independente de Avaliação do Banco Mundial em parceria com grupos acadêmicos, que busca fortalecer quadros especialistas em monitoramento, avaliação e gestão do desempenho dos países em desenvolvimento. No Brasil, a instituição que apoia as ações do GEI é a FGV (Fundação Getúlio Vargas).