O MEC (Ministério da Educação) homologou uma nova diretriz para o ensino de artes na educação básica. O texto prevê a integração de atividades de música, teatro, dança e outras manifestações culturais às práticas pedagógicas, iniciativa que está alinhada à formação para professores da rede municipal do Rio de Janeiro (RJ).
ℹ️ Educação integral e matemática são destaques do relatório anual de 2025
A capacitação ocorre pelo projeto Semear, desenvolvido pela prefeitura com apoio da Fundação Itaú. A ação prevê um percurso formativo focado na aprendizagem em matemática para 90 docentes. Após a conclusão do projeto, previsto para dezembro, os participantes desenvolverão cadernos de exemplos para orientar colegas sobre a implementação dessas metodologias.
O percurso é uma adaptação de cinco cursos que estão disponíveis na Escola Fundação Itaú, que são: Música e matemática: uma harmonia perfeita, Arte e matemática: Ensaios aproximativos, Mentalidades Matemáticas, Percurso nas artes para professores: arte-educação como prática emancipatória e Percurso nas artes para professores: as artes do corpo como metodologia.
O foco em matemática ocorre como alternativa para aumentar o engajamento do estudante em relação à disciplina. Segundo o último Pisa (Programa Internacional de Avaliação do Estudante), o desempenho dos estudantes brasileiros oscilou negativamente, passando de 379 pontos, em 2022, para 377 pontos em 2025.
Segundo o levantamento, apenas 28% dos adolescentes de 15 anos alcançaram pelo menos o nível básico de proficiência na área, percentual próximo ao registrado em 2022 (27%). O dado indica que a maioria dos jovens ainda encontra dificuldades em aplicar conceitos matemáticos em situações do cotidiano, como comparar a distância entre duas rotas ou fazer conversões entre moedas diferentes.
ℹ️ Professores do Rio de Janeiro ganham protagonismo em evento dedicado a celebrar arte e educação
Novas diretrizes
As novas diretrizes foram homologadas em agosto deste ano e complementam a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), reforçando o papel da arte no desenvolvimento integral dos estudantes. O documento destaca que o ensino deve ser organizado em quatro componentes: artes visuais, dança, música e teatro. As redes de ensino têm até dois anos para integrar as manifestações artísticas no currículo escolar, desde que ocorra de maneira equilibrada e coerente para cada componente.
Escola Fundação Itaú
A Escola Fundação Itaú possui cerca de 430 mil profissionais da cultura e educação inscritos, interessados nos mais de 160 cursos gratuitos e certificados. Os participantes ainda contam com trilhas de aprendizagem, que organizam formações com temas relacionados e complementares, facilitando a construção de percursos de estudo alinhados aos objetivos dos interessados.