Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Folia literária: livros do Leia para uma Criança contribuem com a diversão do Carnaval em família

Programa oferece gratuitamente catálogo virtual com 14 títulos infantis e acessíveis para garantir o direito à leitura para todas as crianças


Como a comemoração do Carnaval teve de ser adiada novamente por conta do risco de contágio da Covid-19, a folia será em família. Para aproveitar o feriado, o Itaú Social convida mães, pais e familiares para uma atividade literária por meio do Leia para uma Criança.

Além de entregar livros infantis para instituições sociais e de ensino, o programa oferece a estante digital, um acervo virtual que disponibiliza, gratuitamente, 14 títulos que podem ser lidos por computador, tablet ou celular. O objetivo é incentivar a mediação de leitura do adulto com a criança como forma de lazer e, também, como oportunidade de fortalecer os vínculos afetivos e a participação ativa na educação desde a infância.

Leia para uma Criança: 10 anos de histórias

Fazem parte do acervo autores como Luis Fernando Verissimo, Adriana Falcão, Marcelo Rubens Paiva e os irmãos Grimm, bem como estudantes selecionados pelas últimas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Confira os títulos disponíveis: 

A estante virtual também oferece a inteligência virtual Léia, um serviço gratuito, disponível para smartphones (iOS e Android) e dispositivos Alexa e Google Assistente, que faz a leitura dos livros disponíveis em seu acervo. A tecnologia pode ser ativada por comando de voz, basta dizer “Ok Google, falar com Leia para uma Criança” ou “Alexa, abrir Leia para uma Criança”.

Acessibilidade
Para famílias de  crianças com deficiência e que desejam apresentá-las ao universo literário, o Leia para uma Criança dispõe de 20 livros com diferentes recursos de acessibilidade como locução, libras, libras expandidas, audiodescrição detalhada e poética. Os responsáveis poderão acessar os livros após realizar o cadastro no site.

O programa
Iniciado em 2010, o Leia para uma Criança distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.