Como a comemoração do Carnaval teve de ser adiada novamente por conta do risco de contágio da Covid-19, a folia será em família. Para aproveitar o feriado, o Itaú Social convida mães, pais e familiares para uma atividade literária por meio do Leia para uma Criança.
Além de entregar livros infantis para instituições sociais e de ensino, o programa oferece a estante digital, um acervo virtual que disponibiliza, gratuitamente, 14 títulos que podem ser lidos por computador, tablet ou celular. O objetivo é incentivar a mediação de leitura do adulto com a criança como forma de lazer e, também, como oportunidade de fortalecer os vínculos afetivos e a participação ativa na educação desde a infância.
Leia para uma Criança: 10 anos de histórias
Fazem parte do acervo autores como Luis Fernando Verissimo, Adriana Falcão, Marcelo Rubens Paiva e os irmãos Grimm, bem como estudantes selecionados pelas últimas edições da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Confira os títulos disponíveis:
- A descoberta de Adriel, de Mel Duarte;
- O apanhador de acalantos, de Beatriz Pereira Rodrigues;
- Sovaco da Cobra, de Ângelo Raphael Albuquerque Ferreira;
- Da janela de Minas, de Nicole Rodrigues Florentino;
- Super-protetores, de Jessé Andarilho;
- A flor que chegou primeiro, de Mayara de Aleluia Pereira;
- Malala, a menina que queria ir para a escola, de Adriana Carranca;
- As bonecas da vó Maria, de Mel Duarte;
- A menina das estrelas, de Tulipa Ruiz;
- Pode ser, de Adriana Falcão;
- Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm;
- A bicicleta voadora, de Antônio Prata;
- O sétimo gato, de Luis Fernando Verissimo;
- O menino e o foguete, de Marcelo Rubens Paiva.
A estante virtual também oferece a inteligência virtual Léia, um serviço gratuito, disponível para smartphones (iOS e Android) e dispositivos Alexa e Google Assistente, que faz a leitura dos livros disponíveis em seu acervo. A tecnologia pode ser ativada por comando de voz, basta dizer “Ok Google, falar com Leia para uma Criança” ou “Alexa, abrir Leia para uma Criança”.
Acessibilidade
Para famílias de crianças com deficiência e que desejam apresentá-las ao universo literário, o Leia para uma Criança dispõe de 20 livros com diferentes recursos de acessibilidade como locução, libras, libras expandidas, audiodescrição detalhada e poética. Os responsáveis poderão acessar os livros após realizar o cadastro no site.
O programa
Iniciado em 2010, o Leia para uma Criança distribuiu cerca de 63,5 milhões de livros físicos gratuitamente. Foi o primeiro programa a receber o Prêmio Jabuti na categoria Fomento à Leitura.