Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Evento Educação 360° debate olimpíadas nas escolas

Com apoio do Itaú Social, encontro promove mesa sobre concursos que reconhecem alunos e professores com bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática

A contribuição das Olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática para a melhoria do ensino nas escolas públicas será um dos temas do Encontro Internacional de Educação, o Educação 360°, que chega à sua 6ª edição. Iniciativa dos jornais O Globo e Extra, com o apoio do Itaú Social e outros parceiros, o evento ocorre nos dias 16 e 17 de setembro, no Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link

Programada para o dia 17, das 12h20 às 13h20, a master class “O que as Olimpíadas de Língua Portuguesa e de Matemática informam sobre os alunos brasileiros” foi organizada pelo Itaú Social. Os convidados Maria Aparecida Laginestra, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e Francisco Dutenhefner, do Instituto de Matemática Pura e Aplicado (Impa/UFMG) abordarão os bastidores dos concursos e sua importância na produção de informações sobre o que acontece nas escolas.

Realizada pelo Itaú Social e Ministério da Educação (MEC), sob coordenação técnica do Cenpec, a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu mais de 170 mil inscrições e teve a adesão de 87,5% dos municípios brasileiros. Após etapas regionais, os vencedores nacionais serão anunciados em dezembro.

Já a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), desenvolvida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), conta com o apoio do Itaú Social na formação de professores e na Programação de Iniciação Científica. Está em andamento o concurso para estudantes de 4ª e 5ª anos do ensino fundamental e a expectativa é superar a participação de 20 mil escolas.

Encontro Educação 360°

O Educação 360° tem como objetivo prover uma diversidade de olhares sobre o tema, dando voz a alunos, professores, familiares e à sociedade, além de apresentar e compartilhar propostas inovadoras e bem-sucedidas. A programação conta com nomes como os escritores Frei Betto, Nélida Pinon e Eduardo Bueno, além do cientista Carlos Nobre. O economista americano Martin Carnoy, professor de Stanford, e a diretora da Federação de Professores de Ontário, no Canadá, Lindy Amato, também se destacam como palestrantes.