Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Itaú Social participa da premiação da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Fundação apoia o Programa de Iniciação Científica e a OBMEP na Escola, que oferece formação para professores de matemática e estudantes de licenciatura

 

No dia 8 de julho, 575 alunos receberam o prêmio máximo da 14ª OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), em cerimônia ocorrida em Salvador. Entre os 18,2 milhões de estudantes inscritos na edição de 2018, 6,9 mil alunos também foram premiados com prata ou bronze e 46,6 mil receberam menção honrosa.

A Olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida pelo Ministério da Educação junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.  O concurso visa estimular o estudo da Matemática, revelar talentos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. Para tanto, ganhadores de medalhas garantem o ingresso no Programa de Iniciação Científica, que é patrocinado pelo Itaú Social.

Em parceria com o IMPA, o Itaú Social também patrocina a ação OBMEP na Escola, que oferece apoio financeiro aos coordenadores dos polos regionais e aos participantes. Os coordenadores organizam grupos de professores de matemática e/ou estudantes de licenciatura, que recebem formação específica para trabalharem materiais e metodologias embasadas em resoluções de problemas com alunos de suas escolas. 

Na cerimônia de premiação, a entrega das medalhas aos vencedores contou com a participação de Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social. A cerimônia também recebeu o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, e autoridades dos três níveis de governo.