Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Escritora Conceição Evaristo realiza oficinas para mediadores de leitura de bibliotecas comunitárias

Homenageada da Olimpíada de Língua Portuguesa, a autora esteve em Salvador, Recife, Porto Alegre e São Luís falando sobre “Memórias e Escrevivência”

 

Conceição Evaristo esteve em São Luis e em outras três capitais. Foto: Camila Leite

 

A escritora mineira Conceição Evaristo ministrou a oficina “Memórias e Escrevivência” para mais de 260 mediadores de leituras de bibliotecas comunitárias de Salvador (BA), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e São Luís (MA), nos meses de setembro e outubro. Iniciativa do Itaú Social, por meio do programa Letras e Números, a atividade teve como objetivo apresentar processos de leitura e escrita plurais e descentralizados.

Homenageada da 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa,Conceição Evaristo aborda em suas oficinas o conceito “escrevivência”, no qual o processo de escrita é desenvolvido a partir de vivências individuais e coletivas. Seus apontamentos mostram a importância de incluir as pessoas na sociedade letrada, além de valorizar as histórias de mulheres, sobretudo as negras e as socialmente vulneráveis.

 

Escritora mostrou a importância de dar voz aos mais variados grupos sociais. Foto: Camila Leite

 

Nas oficinas, a autora também debate com os participantes a importância de dar voz aos mais variados grupos sociais. Entre as atividades, exibição e análise do filme nacional “Narradores de Javé”, em que moradores de um vilarejo ameaçado por uma hidrelétrica resolveram escrever a sua própria história; e da animação brasileira “Vida de Maria”, sobre uma menina que precisou abandonar os estudos para trabalhar na roça. Conceição Evaristo comentou ainda trechos da antologia “Insubmissas lágrimas de mulheres”, cujas histórias são protagonizadas por mulheres negras.

A oficina “Memórias e Escrevivência, com Conceição Evaristo” é um projeto desenvolvido pelo Itaú Social e pela Mina Comunicação e Arte, em parceria com a Rede Nacional das Bibliotecas Comunitárias (RNBC).