Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Seminário da Cátedra de Educação Básica foca em gestão e docência escolar

Encontro ocorre em 26 de outubro e aborda a condução do projeto pedagógico. Tereza Perez, da Comunidade Educativa, ministra palestra de abertura

Com o objetivo de discutir a condução da escola na realização de seu projeto pedagógico, a Cátedra de Educação Básica promoverá o seminário “Escola: Gestão e Docência”, no dia 26 de outubro, às 9 horas, no Auditório do IEA-USP (Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo). O evento contará com a palestra da diretora presidente da Comunidade Educativa Cedac, Tereza Perez, e com oficinas de trabalho sobre gestão escolar.

Tereza Perez lidera iniciativas para a melhoria das condições de aprendizagem nas escolas públicas. Está à frente de projetos e programas de formação continuada com cerca de oito mil educadores. Sua palestra, mediada pela chefe do Departamento de Bioquímica da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Patrícia Guedes Paiva, será transmitida ao vivo pelo site www.iea.usp.br/aovivo. As inscrições presenciais para o evento já estão encerradas.

Após a palestra, serão realizadas oficinas de trabalho específicas sobre o tema do seminário: “O espaço aula”, “A escola além da aula” e “O trabalho coletivo”. No período da tarde, os grupos vão elaborar propostas de práticas a serem adotadas nas escolas, que serão apresentadas à plateia e comentadas pelos especialistas.

 

Cátedra de Educação Básica

Esse será o terceiro encontro do ciclo A Escola: Espaços e Tempos das Ações Docentes, que já reuniu mais de 300 professores, coordenadores pedagógicos, gestores e equipes de organizações da sociedade civil da área de educação.

A Cátedra, lançada este ano, é fruto de uma parceria entre IEA-USP e Itaú Social, para contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas. Os últimos dois seminários abordaram os temas “Escola, Diversidade e Equidade” e “Fragmentação Disciplinar e Transdisciplinaridade”.

O último encontro ocorrerá no dia 30 de novembro. Será voltado para a sistematização e conclusão dos trabalhos realizados no semestre, além da apreciação das propostas decorrentes das oficinas de trabalho. As inscrições presenciais serão abertas no dia 29/10.