Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Editoras já podem inscrever livros para o programa Leia com uma criança 2023

Edital receberá títulos sobre qualquer temática, produzidos por escritores e ilustradores de países latino-americanos


Estão abertas as inscrições para editoras de todo o Brasil sugerirem livros infantis para o programa Leia com uma criança 2023. As obras selecionadas podem abordar qualquer temática, no entanto, devem ser de escritores e ilustradores nascidos e residentes de países da latino-americanos. As inscrições podem ser feitas até às 18 horas do dia 9 de setembro pela plataforma de editais do Itaú Social.

O edital é aberto para editoras brasileiras, exceto àquelas que já tenham sido contempladas na edição anterior. Poderão ser sugeridos até três títulos infantis. Confira os requisitos:

  • Livros publicados recentemente, lançamentos ou reeditados;
  • Devem ter até 50 páginas, em prosa ou poesia;
  • Incluir textos e ilustrações;
  • Faixa etária indicativa para crianças de 0 a 6 anos. 

“Ao priorizar escritores latino-americanos, acreditamos no potencial da bibliodiversidade para que as crianças possam entrar em contato com diferentes autores, linguagens, culturas que irão contribuir para a construção do seu repertório cultural e visão crítica em – reflexões sobre  narrativas e ilustrações, ampliando seu conhecimento de mundo”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Após o momento das inscrições, a equipe do Itaú Social e a Associação Vaga Lume realizarão a curadoria e avaliação das obras. Essa primeira triagem, estão previstas etapas de elaboração de um parecer técnico de especialistas na área, conferência documental, análise jurídica de direitos autorais e homologação, avaliação de grupos focais e adequações para compra e negociação. 

Está prevista a aquisição de até dois milhões de exemplares de cada obra selecionada. As editoras também devem ceder os direitos para a produção de até 15 mil livros em braille e em formato acessível para leitores com deficiência.

Os dois livros escolhidos neste edital serão distribuídos para secretarias municipais de educação e organizações da sociedade civil que realizam ações de leituras com crianças.

Para realizar a inscrição, as editoras deverão preencher um formulário e enviar um exemplar de cada livro para o endereço indicado no regulamento, via serviço postal.  Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela e México são os países cujas autorias serão consideradas. 

Edital Leia com uma criança 2023
Inscrições
: até às 18 horas do dia 9 de setembro
Sugestões: limite de até três livros por editora
Cadastro: plataforma de editais do Itaú Social
Dúvidas: em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail is-livros2023@vagalume.org.br.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.