Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

Edital Leia com uma criança 2023

Inscrições 08/08/2022 até 09/09/2022 Até às 18:00 horário de Brasília

O edital visa a selecionar duas obras de literatura para crianças cujos autores – escritores e ilustradores – sejam latino-americanos, nascidos e residentes. Ambas as obras serão distribuídas, gratuitamente, pelo programa Leia com uma criança em 2023.

A Associação Vaga Lume, organização-parceira, é responsável pela coordenação do processo de curadoria e de avaliação das obras que se inscrevem no Edital Leia com uma criança.

Todas as editoras brasileiras, em todo o território nacional, de todos os portes, desde que tenham CNPJ e não tenham sido contempladas no Edital Leia com uma criança 2022.

De 08 de agosto a 09 de setembro de 2022, até às 18h (horário de Brasília).

  1. Inscrição dos livros – agosto e setembro de 2022
  2. Triagem – setembro e outubro de 2022
  3. Parecer técnico – outubro e novembro de 2022
  4. Análise de direitos autorais e homologação – outubro e novembro de 2022
  5. Grupos focais – dezembro de 2022 e janeiro de 2023
  6. Adequação, negociação e compra – fevereiro e março de 2023

As dúvidas sobre o Edital Leia com uma criança 2023 serão respondidas exclusivamente pelo e-mail:
is-livros2023@vagalume.org.br.

O ano de 2022 marca a mudança do nome do programa de “Leia para uma criança” para “Leia com uma criança”, reforçando a concepção de que todas as crianças, sem exceção, são inteligentes, plurais, leitoras do mundo e sujeitos de direitos. E, ainda, que o encontro entre crianças, mediadores de leitura e um bom livro de literatura tem a capacidade de contribuir para a construção e o fortalecimento de vínculos afetivos; para a elaboração de sentimentos e emoções; para a ampliação do repertório cultural; para a apropriação engajada dos letramentos e das culturas escritas.

Embora este ano estabeleça uma mudança importante, a trajetória de iniciativas do Itaú Social no campo da leitura, e deste programa especificamente, remonta ao ano de 2010. O programa Leia com uma criança está orientado pelo eixo do acesso e da democratização do livro e da leitura, que se concretiza por meio deste Edital para a composição de um kit com dois livros de literatura, e da distribuição destes livros para crianças de 0 a 6 anos de idade, com o apoio de organizações sociais e secretarias de educação de todo o Brasil.