Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Edital Melhoria da Educação divulga municípios e iniciativas de colaboração selecionadas

Após participarem de ações de aproximação, planejamento e formação, selecionados assinarão termo de cooperação para implementação das tecnologias educacionais


Sete municípios e seis iniciativas de colaboração intermunicipal (territórios) foram selecionados no Edital Melhoria da Educação. Após participarem de ações de aproximação, planejamento e formação entre os meses de agosto e outubro, os selecionados formalizarão sua parceria com o programa do Itaú Social, por meio de um acordo de cooperação, e darão início à implementação das tecnologias educacionais.

“O Edital reuniu secretarias de educação e iniciativas muito comprometidas e engajadas em trazer um olhar de equidade, melhoria da aprendizagem e da qualidade da rede para a sua gestão. O processo seletivo em si já foi um programa formativo, no qual todos os dirigentes municipais, equipes técnicas, articuladores se empenharam na estruturação do planejamento estratégico, que norteará as próximas ações desta gestão, deixando um bom legado na educação para seus municípios”, analisa a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello. 

O percurso do Edital Melhoria da Educação iniciou em fevereiro deste ano e contou com a inscrição de 204 municípios e iniciativas de colaboração. Foi realizado o seminário “Caminhos e soluções para a melhoria da educação: desafios e oportunidades das novas gestões municipais”, que fez análise da situação das redes de ensino e o planejamento para o início do ano letivo, assim como as possibilidades de desenvolvimento das equipes de gestores educacionais que assumiram as secretarias em 2021.

Na terceira etapa, 25 inscritos participaram de uma formação on-line para o planejamento estratégico das redes municipais de educação. A partir dos planejamentos elaborados, o programa selecionou os finalistas. Porém, mesmo aqueles que não foram selecionados para a  etapa final estão recebendo o acompanhamento para a implementação do plano e acessando outras soluções em gestão da educação por parte do Itaú Social.

Ciclo 2021-2024
Os sete municípios e seis iniciativas de colaboração intermunicipal vão compor o ciclo 2021-2024 do Programa Melhoria da Educação. As parcerias serão oficializadas a partir da assinatura do acordo de cooperação que ocorrerá no dia 8 de dezembro, em uma solenidade on-line. 

Durante a vigência da parceria, serão implementadas diferentes tecnologias educacionais relacionadas ao planejamento e gestão administrativa, gestão pedagógica, comunicação e ações colaborativas e de controle social. Ao longo de todo o processo, também serão realizadas ações formativas e de monitoramento e avaliação, que apoiarão a gestão da implementação.

“Neste ciclo do programa, contaremos com redes de todas regiões do Brasil, sobretudo no Norte e Nordeste que, do ponto de vista da equidade, são territórios com mais demandas e menos recursos. Já fizemos uma pesquisa para analisar de onde estamos partindo e para onde devemos chegar. Todo processo contará com um intenso monitoramento para que possamos acompanhar os resultados e fazer ajustes ao longo do caminho”, explica a coordenadora de Implementação Municipal do Itaú Social, Sonia Dias. 

Confira a lista dos selecionados para o ciclo 2021-2024:

Categoria Municipal

  • Balsas, MA
  • Barcarena, PA
  • Parauapebas, PA
  • Maranguape, CE
  • Luziânia, GO
  • Itapevi, SP
  • Suzano, SP

Categoria Regional

  • CONISUL, AL
  • ADE GE5, PI
  • ADE GE4, PI
  • CDS LS, BA
  • CODIVAR, SP
  • COGEMFRI, SC7