Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Documentário mostra impacto dos livros infantis antirracistas na autoestima de estudantes e professores

Curta “LitERÊtura: um banquete literário” foi produzido a partir da experiência dos alunos da escola municipal Antônio Vieira de Rezende, de Serra (ES), com a literatura negra


A falta de reconhecimento em personagens de histórias é uma das maiores barreiras que afeta o interesse da criança com o mundo literário. Buscando oferecer novas opções de títulos infantis, o projeto “LitERÊtura” tem levado para estudantes de Serra (ES) livros que valorizam a cultura e história afro-brasileira. Essa experiência foi retratada no documentário “LitERÊtura: um banquete literário”.

O curta está disponível gratuitamente no acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica, e reúne depoimento de professores e estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Vieira de Rezende, participante do projeto. As entrevistas mostram como os títulos antirracistas contribuíram para aumentar a autoestima e o interesse pela literatura da comunidade.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

A professora e coordenadora do projeto, Débora Araújo, explica que um dos motivos do interesse dos estudantes e professores com os livros ocorre graças à presença de protagonistas negras e negros, representados em histórias fora do padrão de violência em que esses personagens são geralmente retratados.

“O que se esperava da obra selecionada é que ela representasse essas pessoas de modos diversos. Tal como nós somos. Vivenciando enredos com temáticas múltiplas e não nos confinando em textos clichês, especialmente aqueles relacionados a cenas de violência e opressão. Características que por muito tempo foram as mais comuns na literatura infantil e juvenil brasileira”, conta.

Além da entrega dos livros, o projeto promoveu formações com os professores da escola com o objetivo de apoiá-los no uso desses títulos com os estudantes. Parte dessas experiências foram mostradas no documentário, junto com depoimentos dos docentes.

Sobre o projeto
A realização desse curta ocorreu a partir do apoio do Itaú Social e do Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), por meio do Edital Equidade Racial na Educação Básica. É o quarto conteúdo resultante dessa iniciativa, sendo que o primeiro foi um ensaio sobre experiências pedagógicas, o segundo um livro com sugestões de obras literárias que valorizam aspectos da cultura negra e o terceiro um artigo expondo a falta de representatividade de autores negros na escola.

Sobre o edital
Além dos projetos de pesquisa, foram selecionados nove autores para produzirem artigos científicos sobre diversos temas voltados à relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. As iniciativas receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros conteúdos serão gerados a partir de pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.