Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Documentário apresenta depoimentos de docentes sobre o projeto de educação antirracista em Contagem (MG)

O vídeo é resultado da experiência de professores de nove escolas do município mineiro sobre práticas que valorizam a história negra da região


Já está disponível gratuitamente no acervo digital  Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica o documentário “Epistemologias antirracistas e Projetos Políticos Pedagógicos”, desenvolvido a partir de uma pesquisa aplicada com docentes, pesquisadores e gestores de educação pública de Contagem (MG).

A produção coletou depoimentos de professores de nove escolas do município mineiro envolvidos no estudo. Os testemunhos tratam a respeito dos desafios do ensino da cultura africana e afro-brasileira em salas de aulas e propõem que os projetos políticos pedagógicos levem em conta o combate ao racismo, visando uma educação democrática.

ℹ️ Conheça as pesquisas selecionadas pelo edital de Equidade Racial

Além do audiovisual, essa experiência foi também retratada em um livro digital, que dá detalhes sobre o desenvolvimento dos projetos pedagógicos nas instituições, desde a preparação até a prática e seus frutos.

“Esse projeto permitiu um trabalho coletivo de professores do ensino superior e da educação básica em torno de uma prática concreta na escola a partir de um olhar político pedagógico. Nós entendemos que, dessa forma, a iniciativa agrega valor formativo aos docentes em prol de uma escola verdadeiramente democrática e antirracista”, explica o coordenador da pesquisa e professor Erisvaldo Santos.

Documentário com depoimentos de professores e pesquisadores do projeto

Sobre o documentário
O estudo foi realizado com o apoio do Edital Equidade Racial na Educação Básica, do Itaú Social, realizado pelo Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Ao todo foram 15 pesquisas aplicadas selecionadas e realizadas em todas as etapas da Educação Básica.

Sobre o edital
O edital também selecionou nove autores para escreverem artigos científicos com diversos temas sobre relação racial, como práticas pedagógicas antirracistas, feminismo negro e representatividade na literatura infantil. Os textos receberam apoio técnico e financeiro e podem ser acessados gratuitamente no site do programa.

Acervo Digital
Ao longo do ano, a biblioteca da Anansi receberá mais de 50 produções, entre livros, teses acadêmicas, artigos, e-books, jogos didáticos e vídeos. Parte dos futuros materiais serão os resultados das pesquisas aplicadas apoiadas pelo edital Equidade Racial na Educação Básica.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.